Lenda da Caldeira de Santo Cristo, um lugar único na Ilha de São Jorge

Certa vez, um pastor desceu as altas falésias da ilha de São Jorge para deixar o gado a pastar numa das mais belas Fajãs dos Açores.
Enquanto o gado pastava, o homem aproveitava para descansar um pouco junto à lagoa de águas salgadas, quando reparou num objeto flutuante no local onde a lagoa se juntava ao mar.
Intrigado, aproximou-se do misterioso objeto e, com grande espanto, reconheceu uma imagem do Senhor Santo Cristo, delicadamente esculpida em madeira.
O pastor levou a imagem consigo e colocou-a na melhor sala da sua casa.
Na manhã seguinte, a imagem tinha desaparecido. Dias depois, a imagem voltou a ser encontrada no mesmo local. E voltou a desaparecer.

Depois de várias ocasiões em que a imagem era encontrada no mar, depois de desaparecer dos vários locais onde era colocada, alguém disse o que já todos intuíam: “O Santo Cristo deseja estar junto ao mar, na caldeira onde foi encontrado.”

Então, o povo decidiu juntar os seus esforços e construir ali, na agora chamada Caldeira de Santo Cristo, uma igreja onde a imagem pudesse ficar para sempre a abençoar aquele local mágico.

Deixe o seu comentário | Leave a reply