Covid-19: O que estamos a fazer para o proteger?

1- Permitimos a alteração das suas viagens sem cobrança de penalidade.
Poderá alterar a sua viagem sem cobrança de penalidade ou diferença de tarifa, em todos os bilhetes do Grupo SATA, em voos operados pela SATA Air Açores e Azores Airlines emitidos até 6 de março de 2020. Serão cobradas apenas as diferenças de taxas (caso existam).
As viagens podem ser alteradas para novas datas com data de início até 31 de maio de 2020.
Estas alterações deverão ser efetuadas de 6 a 16 de março de 2020. Após esta data a situação será reavaliada.


2- Todas as aeronaves estão munidas de Kits de prevenção que acrescem aos Kits de primeiros socorros que já existem a bordo.

3- A nossa tripulação está habilitada para desencadear todas as medidas necessárias na eventualidade de ser detetado um caso sintomático a bordo.
Quando detetado um caso suspeito a bordo, o Comandante informa o aeroporto de destino, para que sejam tomadas as medidas previstas, em articulação com a entidade aeroportuária e as autoridades de saúde do respetivo aeroporto de destino.
Nestes casos, está igualmente estabelecido um procedimento mais específico para limpeza e desinfeção da aeronave, com maior incidência em zonas de contacto direto com o passageiro, que se realiza, preventivamente, perante suspeita, de acordo com as instruções emanadas pelas entidades internacionais competentes.

4- Acompanhamos permanentemente a evolução da situação a nível mundial de forma a implementar todas as medidas necessárias, em articulação com a entidade aeroportuária e as autoridades de saúde.
As companhias aéreas do Grupo SATA, SATA Air Açores e Azores Airlines, têm estado permanentemente a acompanhar a evolução do surto do novo Coronavírus Covid-19 e implementaram todas as recomendações emanadas pelas Direções de Saúde (Regional e Nacional), bem como pelas entidades competentes, designadamente, a entidade aeronáutica nacional, ANAC, a IATA (Internacional Air Transport Association), pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo European Centre of Disease Prevention and Control.


5- Disponibilizamos folhetos informativos a todos os passageiros com regras simples de proteção individual, que devem ser adotadas.

 

Recomendamos que, em terra ou no ar, siga as indicações das diversas entidades de saúde a respeito do Covid-19 e saiba o que pode fazer para se proteger e evitar a transmissão:

– Lave as mãos com frequência, com água e sabão, durante 20 segundos, e principalmente depois de se assoar, espirrar ou tossir.

– Cubra o nariz e a boca (com um lenço e nunca com as mãos) ao espirrar ou tossir.

– Evite tocar nos olhos, nariz e boca.

– Mantenha-se, idealmente, a pelo menos 1 metro de distância de pessoas que estejam a tossir, a espirrar ou com febre.

– Em caso de febre ou mal-estar generalizado, é aconselhável que consulte o médico antes de efetuar a sua viagem ou, em alternativa, que ligue antecipadamente para a Linha de Saúde 24 Nacional (Nº 808 24 24 24) ou Linha de Saúde Regional (Açores) 808 24 60 24, para maior tranquilidade e prevenção.

–  Mantenha-se informado sobre os últimos desenvolvimentos a respeito do COVID-19 e faça o que está ao seu alcance para cuidar da sua saúde e proteger a dos outros.

Agradecemos a sua atenção e a sua colaboração.