Portugal | Cuba | Bissau | Portugal: mais uma operação aérea muito especial operada pela SATA Azores Airlines. Um longo voo, é certo, mas acima de tudo, uma viagem emotiva.
Querendo partilhar o que há de melhor em nós, convidamo-lo para mais esta viagem na nossa companhia para que possa conhecer um pouco deste maravilhoso mundo das viagens, dos reencontros, dos abraços fraternos e dos bons sentimentos.
Eram cerca de 22H00 em Bissau, quando o Airbus A321neo LR se fez à pista do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira. A bordo, seguiam médicos, enfermeiros e técnicos de saúde de nacionalidade Cubana que vieram para auxiliar a Guiné-Bissau no combate à COVID-19.
Recebidos de braços abertos, a emoção de quem acolhia transparecia nos olhares de quem tanto ansiava pela chegada do auxilio médico. Após mais de oito horas de voo, a comitiva de profissionais de saúde desembarcou e, minutos depois, ainda na pista, desenrolou, num gesto simbólico e orgulhoso, a bandeira de Cuba. O Primeiro-Ministro da Guiné Bissau, antes mesmo da aterragem da aeronave, já expressava publicamente o seu agradecimento e reconhecia a “prontidão e compaixão desde sempre demonstrada”.
No regresso a Lisboa, e após a curta escala em Bissau, a tripulação da SATA Azores Airlines voltou aos seus postos, pronta para acolher 170 passageiros que, surpreendidos pela COVID-19, se encontravam retidos na Guiné-Bissau e esperavam ansiosos pelo regresso aos seus Países de origem ou de residência. Um voo noturno, tranquilo, de regresso a casa, que chegou a Lisboa, antes mesmo do nascer de um novo dia.
São missões como esta, nas quais a SATA Azores Airlines tem tido a honra de participar, que deixam recordações para a vida. Fazem prova de que a união entre os povos e as Nações, a compaixão e o espírito de entreajuda emergem nos momentos mais difíceis.
É, simultaneamente, uma missão; um trabalho a cumprir; a surpresa da emoção do momento que perdurará no coletivo e o inegável privilégio de voarmos juntos.