Pré-mamãs a bordo

Antes de mais, parabéns pela sua gravidez!

Embora esta seja, normalmente, uma fase feliz e muito especial, há certos cuidados que precisam ser tidos em conta. Quando se trata de viajar de avião, por exemplo, existem algumas recomendações que a ajudarão a desfrutar de um voo descontraído e confortável.

. Consulte o seu médico obstetra antes de viajar;

. Reserve um lugar na coxia para que possa facilmente deslocar-se ao wc quando necessário ou para poder passear no corredor durante o voo;

. Se desejar, faça alguns exercícios com movimentos simples para promover uma boa circulação sanguínea, estendendo e esticando as pernas, girando os tornozelos e mexendo os dedos dos pés;

. Esteja prevenida com alguma peça extra de roupa para que possa ajustar à temperatura da cabine;

. Hidrate-se bastante, pois o ar no interior da cabine pode ser bastante seco;

. Evite calçado apertado, pois os seus pés poderão inchar um pouco durante o voo;

. Considere utilizar collants de compressão para facilitar a circulação sanguínea;

. Coloque o cinto na zona pélvica, por baixo do abdómen. Se necessário, solicite uma extensão para o cinto à nossa tripulação, de modo a sentir-se o mais confortável possível.

Estará ainda sujeita a algumas regras, a partir das 28 semanas de gravidez:

Das 28 às 36 semanas
Deverá fazer-se acompanhar de uma declaração médica (MEDIF), atestando o tempo de gravidez, ausência de complicações e data prevista para o parto.

Mais de 36 semanas
Poderá ser aceite, desde que apresente, em triplicado, uma certidão médica (MEDIF) passada dentro do período dos 7 dias que antecedem o início da viagem, onde será incluída informação sobre o tempo de gravidez, evolução e data prevista para o parto. Deverá igualmente assinar a declaração de responsabilidade constante desta certidão médica.

Data prevista para o parto dentro dos 7 dias seguintes
Poderá ser aceite apenas em casos urgentes e devidamente justificados com apresentação, em triplicado, de uma certidão médica (MEDIF) passada dentro do período dos 7 dias que antecedem o início da viagem, onde será incluída informação sobre o tempo de gravidez, evolução e data prevista para o parto. Não se esqueça de assinar a declaração de responsabilidade constante desta certidão e deverá ainda viajar com acompanhante com qualificação médica (parteira qualificada ou médico).

Para mais informações e para fazer o download do MEDIF, consulte o nosso site.

Bons voos na nossa companhia!