Porto – Cidade charmosa

Visitar a “Cidade Invicta” é mover-se entre belos postais do tempo da Belle Époque, com o sol a cobrir a paisagem de uma luminosidade perfeita. É ver anoitecer sobre o rio Douro com um cálice de vinho do Porto na mão. É deixar-se inebriar pelas cores e pelo cheiro de fruta fresca, entre as vozes das carismáticas vendedoras do mercado do Bolhão. É isto e muito mais…

A cidade que deu o nome a Portugal é dotada de uma personalidade forte, vincada numa paisagem urbana magnífica onde o centro histórico, nomeado Património Cultural da Humanidade, se funde graciosamente com traços modernos e cosmopolitas.

Convidamo-lo, hoje, a deixar-se encantar por esta cidade, de gente genuína e hospitaleira, deixando-lhe algumas sugestões que o deixarão, certamente, encantado.

Visite as famosas caves do vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, e delicie-se com o néctar doce e forte daquele que é, atualmente, um dos mais famosos vinhos do mundo.

Tome um café no glamoroso Magestic, o café fundado em 1921 e considerado um dos mais bonitos que existem.

Deixe-se perder, durante horas, na conhecida livraria Lello, entre estantes e livros centenários.

Suba os 220 degraus da majestosa Torre dos Clérigos, construída pelo arquiteto Nicolau Nasoni, e usufrua de uma maravilhosa vista panorâmica da cidade.

Deixe-se inspirar pela beleza dos jardins da Fundação Serralves, depois de uma visita demorada ao museu de arte contemporânea.

Vale a pena passar umas horas no espaço mais vanguardista da cidade, na zona de Miguel Bombarda ou “quarteirão das artes”, onde encontrará diversas galerias de arte contemporânea, lojas alternativas de moda e design e onde ocorre, a cada dois meses, a inauguração simultânea de exposições, com variadíssimas atividades e animações de rua.

Assista a um concerto na inovadora Casa da Música, uma fantástica obra arquitetónica desenhada pelo holandês Rem Koolhaas.

À noite passe na rua das “Galeria de Paris”, uma zona cosmopolita e movimentada, onde encontra excelentes restaurantes e bares com música ao vivo e ritmos para todos os gostos.

Muito mais existe para dizer sobre a cidade do Porto mas vamos deixar-lhe o prazer de descobrir os incontáveis tesouros que a cidade tem para oferecer e lhe deixarão, inevitavelmente, uma enorme vontade de voltar.