O roteiro de atividades para famílias com crianças a não perder nos Açores termina nas ilhas mais a ocidente: Flores e Corvo.
A ilha das Flores, um paraíso verdejante com paisagens imponentes, tem-se tornado muito popular em termos turísticos nos últimos anos.
A mais pequena ilha dos Açores, o Corvo, é uma pérola intocada, plantada no extremo mais ocidental do arquipélago, e encontra-se classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.
Venha connosco!
1. Visite o Poço da Ribeira do Ferreiro na ilha das Flores

Uma das paisagens mais populares e deslumbrantes das Flores são estas montanhas brindadas com cascatas. Faça o percurso pelo caminho de pedra e encontre esta obra-prima da natureza que deixará toda a família, literalmente, “de boca aberta”.
2. Faça canyoning na ilha das Flores


Se os mais novos já são relativamente crescidos e habituados a aventuras – e a família está em boa forma – sugerimos embarcar numa atividade bastante popular na ilha das Flores: o canyoning. A ilha das Flores, no Grupo Ocidental do Arquipélago dos Açores, é conhecida por ser um dos poucos locais do mundo onde a prática do canyoning é uma das mais comuns dentro das atividades desportivas de natureza. A aventura pode passar por mais de quatro dezenas de percursos especialmente pensados para os amantes da modalidade, mas também para os amadores que queiram iniciar-se ou ter apenas uma experiência de vida. Estes percursos são acompanhados por guias devidamente formados e que ajudam a superar os obstáculos em segurança, para que o viajante possa desfrutar da aventura na natureza.
3. Visite a Lagoa Comprida e a Lagoa Escura da ilha das Flores
Estas lagoas encontram-se lado a lado e podem ser vistas a partir do topo dos miradouros das Lagoas. Aproveite para percorrer o trilho que liga as Lagoas ao Poço do Bacalhau.
4. Na ilha do Corvo, comece por visitar o Caldeirão do Corvo

O vulcão extinto no lado norte da ilha deu lugar ao Caldeirão do Corvo, a maior atração da ilha. Ficará certamente surpreendido pela sua enorme dimensão, que ocupa mais de metade da ilha, mas sobretudo pela sua beleza. Poderá escolher contemplá-lo a partir do Miradouro do Monte Gordo ou percorrer o trilho, descendo do miradouro ao interior do caldeirão para explorar cerca de 5 km de natureza em estado puro.
5. Visite o Centro de Interpretação de Aves Selvagens
É inquestionável a importância dos Açores como local de excelência para a observação de espécies de aves migratórias ou nidificantes, assumindo-se ainda como o melhor spot europeu para observação de aves migratórias americanas, com especial destaque para a ilha do Corvo.
O Centro de Interpretação de Aves Selvagens do Corvo é a primeira paragem obrigatória para os amantes de aves e para todos os que desejam conhecer o Parque Natural e a Reserva da Biosfera da Ilha do Corvo. Durante a visita ao seu espaço expositivo, é possível explorar a temática das aves selvagens e da prática de observação de aves, uma atividade turística que coloca a ilha do Corvo como um local de elevada importância no contexto do Birdwatching internacional.
6. Admire os moinhos de vento
Os três moinhos de vento, outrora utilizados para moer a farinha que era utilizada para fazer o pão que alimentava os locais, estão localizados no Caminho dos Moinhos, em Vila do Corvo. Estes moinhos, de influência mediterrânica, são mais parecidos aos que podem ser encontrados em Portugal continental, e apresentam um tronco cónico, com um mecanismo que faz rodar a cúpula de madeira, para que a vela acompanhe a direção do vento.
Assim termina o seu roteiro em família por estas ilhas mágicas. No regresso a casa, miúdos e graúdos terão muitas histórias interessantes e peculiares para contar! Reserve já a sua viagem connosco.
Aproveite para ler as “5 atividades para famílias com crianças a não perder na ilha de Santa Maria“, “5 atividades para famílias com crianças a não perder na ilha de São Miguel“, “5 atividades para famílias com crianças a não perder na ilha Terceira”, “6 atividades para famílias com crianças a não perder na ilha do Pico“, “6 atividades para famílias com crianças a não perder na ilha do Faial” e “6 atividades para famílias com crianças a não perder na ilha Graciosa”.