Se planeia visitar os Açores com a sua família, não pode deixar de incluir a ilha do Pico no seu itinerário. É que é praticamente impossível visitar esta ilha sem se apaixonar completamente por ela.
1. Deslumbre-se com os rastos da atividade vulcânica da ilha – Os rastos da atividade vulcânica encontram-se um pouco por toda a ilha e vão deslumbrar não só os pequenos exploradores como os graúdos. Exemplos disso são os chamados Mistérios da ilha do Pico, campos de lava decorrentes das erupções vulcânicas que ocorreram e para as quais os habitantes não tinham justificação, sendo por isso considerados de mistérios da Natureza. Os conhecidos lajidos, campos de escoadas lávicas onde poderão ser observadas as formas que a lava assumiu após o seu arrefecimento, são igualmente impressionantes. Não pode deixar de visitar a Gruta das Torres, o maior tubo lávico de Portugal, com 5150 metros, onde poderá observar vários tipos de lava, bem como diversas formações geológicas, das quais se destacam diferentes tipos de estalactites e estalagmites lávicas, bancadas laterais, lava balls, paredes estriadas e lavas encordoadas, durante uma expedição de aproximadamente uma hora.

2. Percorra o trilho das Vinhas da Criação Velha – Explorar este trilho é sempre boa ideia. Para além de se fazer em aproximadamente 2 horas e de ter um grau de dificuldade fácil, inicia-se no Porto do Calhau, seguindo quase sempre em área de Paisagem Protegida da Cultura da Vinha, até terminar no Porto da Areia Larga. Ao longo do percurso poderá observar exemplos de relheiras, rastos das carroças e rola-pipas, rampas escavadas para o mar, onde rolavam as barricas de vinho. Não se esqueça de fazer uma paragem no Moinho da Criação Velha para tirar fotografias e contemplar os currais que o rodeiam.

3. Visite a Casa da Montanha – A subida à montanha do Pico dependerá da idade das crianças e da condição física da família. No entanto, mesmo que não faça a subida, é muito interessante uma visita à Casa da Montanha, onde se faz o controlo das subidas, mas onde também se podem encontrar informações sobre a Reserva Natural da Montanha do Pico e relaxar no bar com vista panorâmica.

4. Contemple o pôr-do-sol – Há vários restaurantes na vila da Madalena de onde pode contemplar o pôr do sol numa orientação que lhe permite ter como pano de fundo a ilha do Faial.
5. Dê um mergulho numa das zonas balneares – A ilha do Pico oferece piscinas naturais, portos e pequenos areais, muito populares entre locais e visitantes, onde poderá desfrutar de águas límpidas e convidativas.

6. Disfrute do Parque Florestal de São João – Passe momentos agradáveis em família nesta reserva florestal de recreio que dispõe de uma zona de piquenique coberta, um parque infantil, cercas com animais, um Centro de Divulgação Florestal, um posto de observação de aves, circuitos de manutenção, uma área de jogos tradicionais, um campo polidesportivo e um campo de croquet.
E não se esqueça de aproveitar para visitar as restantes ilhas do triângulo. A ilha do Pico é um dos vértices do triângulo do Grupo Central, estando a 15 km de distância da ilha de São Jorge e a 8 km da ilha do Faial, pelo que terá a oportunidade de aproveitar as várias ligações diárias de barco e conhecer mais duas ilhas deste fantástico arquipélago que são os Açores!