5 atividades para famílias com crianças a não perder em São Miguel

Conhecida como a Ilha Verde, São Miguel oferece aos seus visitantes muito mais do que paisagens de cortar a respiração. Para além de magníficas reservas florestais, lagoas de uma beleza surreal, piscinas naturais de água quente e praias de areia negra, São Miguel encanta pela genuinidade das suas gentes e pela sua gastronomia deliciosa.
Hoje, sugerimos cinco atividades excelentes para famílias com crianças, certos de que, serão apenas uma porta de entrada para descobrir esta magnifica ilha.

Demore-se pelas Furnas.


Com fumarolas que se erguem por entre uma paisagem deslumbrante de vários tons de verde, o Vale das Furnas parece ter saído diretamente de um conto de Fadas. Comece por dar um passeio por este local de uma beleza peculiar e deixe-se surpreender pelas várias caldeiras que por aqui proliferam. Passe pelo parque Terra Nostra que, com mais de duas mil espécies de árvores, é considerado um dos mais belos jardins da Europa. Neste parque ou na Poça da Beija, poderá tomar banho em piscinas naturais de águas quentes termais. Não deixe de visitar a bela Lagoa das Furnas e, perto das suas margens, veja o local onde é possível fazer o cozido das Furnas, deixando os ingredientes cozerem, lentamente, num buraco dentro da terra. Aproveite para almoçar o famoso cozido, num restaurante local e não deixe de provar, também, o afamado bolo lêvedo.

Conheça Ponta Delgada.


Ponta Delgada é uma cidade cheia de história, cultura e carisma. São muitos os jardins e monumentos que encontrará durante um passeio pela cidade, mas sugerimos que comece nas Portas da Cidade e parta deste icónico ponto para um agradável passeio. Em alternativa, ou complemento, poderá dar um passeio de Lagarta, um gracioso comboio turístico que passa pelos vários pontos turísticos da cidade. É uma forma diferente e divertida de conhecer a cidade, especialmente apreciada pelos mais pequenos. Aproveite para almoçar ou recarregar baterias num dos restaurantes ou bares das Portas do Mar, desfrutando de uma vista privilegiada para o mar. 

Visite o Ilhéu de Vila Franca do Campo.


Classificado como Reserva Natural, este ilhéu que teve origem na cratera de um antigo vulcão submerso, é uma das principais atrações turísticas de São Miguel.
Com as paredes revestidas por uma vegetação endémica o ilhéu, também conhecido por “Anel da Princesa” acolhe no seu interior uma encantadora piscina natural circular de águas calmas, ideal para passar bons momentos em família.
Nos meses de junho a setembro é possível chegar ao ilhéu através de um serviço regular de barco em Vila Franca do Campo.

Conheça algumas das incontornáveis Lagoas de São Miguel.


A Lagoa das Sete Cidades e a Lagoa do Fogo são incontornáveis pela sua beleza e por todo o ambiente carismático que as envolve.
Na Sete Cidades, pode aproveitar para fazer um piquenique com as crianças e quem sabe, fazer canoagem ou Stand Up Paddle.
Aquando da sua visita à Lagoa do Fogo, aproveite para parar a caminho, na Caldeira Velha, onde poderá desfrutar de várias piscinas naturais de água quente, envolvidas por uma paisagem deslumbrante. É aqui que encontra, também, uma das cascatas mais conhecidas de São Miguel.

Visite uma das Reservas Florestais de Recreio da ilha, verdadeiros santuários da natureza exuberante e generosa de São Miguel.


São várias, mas recomendamos a Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz e a Reserva Florestal de Recreio da Chã da Macela para visitar com crianças.
Para além de uma grande variedade de árvores e vegetação, encontrará nestas reservas boas infraestruturas para fazer churrascos ou piqueniques, parques infantis e até simpáticas famílias de veados, cabras e diversas aves. Será, certamente, um programa a não perder.

Desejamos-lhe uma excelente viagem em família!

Deixe o seu comentário | Leave a reply