
Se planeia visitar os Açores com a sua família, não pode deixar de incluir a ilha Terceira no seu itinerário. Esta ilha, a terceira do arquipélago a ser descoberta pelos navegadores portugueses, apresenta um magnífico contraste entre a beleza natural de origem vulcânica e o admirável trabalho do homem no centro histórico de Angra do Heroísmo, a sua capital, fundada em 1534, primeira localidade dos Açores a ser elevada a cidade e classificada Património Mundial pela UNESCO.
Recomendamos que procure alojamento no centro histórico de Angra do Heroísmo para maior comodidade e para poder explorar a pé o património da cidade. No entanto, muito mais há a fazer e a experimentar com os miúdos na “ilha lilás”.
1 – Explore a Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil

O Monte Brasil é uma das imagens de marca de Angra do Heroísmo e da ilha Terceira, rodeada pelas muralhas da Fortaleza São João Baptista, a maior dos Açores.
Na Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil poderá encontrar uma vasta riqueza botânica, com equipamentos de lazer, que fazem deste espaço um ponto de visita obrigatório. Do seu alto, terá uma vista panorâmica da costa sul da ilha e, em dias limpos, é possível ver a ilha de São Jorge, bem como a montanha do Pico. Para o Norte, é possível avistar a cidade de Angra do Heroísmo e as serras da Ribeirinha, do Morião e de Santa Bárbara.
2 – Visite o Museu de Angra do Heroísmo

Localizado no antigo Convento de São Francisco, no centro histórico de Angra do Heroísmo, o museu existe neste local desde 1969. Aqui poderá encontrar muita informação sobre a História regional, assim como coleções de etnografia, pintura, escultura, mobiliário, trajes, transporte, cerâmica, instrumentos musicais, fotografias, medalhística, numismática e até brinquedos antigos.
3 – Desça à chaminé vulcânica do Algar do Carvão

Aqui temos um dos poucos vulcões visitáveis em todo o mundo, que irá impressionar tanto os miúdos como os graúdos da família. A chaminé vulcânica tem cerca de 100 metros de profundidade e pode ser explorada através de um túnel e de escadarias de acesso.
4 – Passe a tarde na Reserva Florestal de Recreio da Lagoa das Patas

A Lagoa das Patas é uma pequena lagoa na parte alta da ilha, que se situa numa reserva florestal de recreio, entre a Serra de Santa Bárbara e o Algar do Carvão, onde pode passar bons momentos em família, relaxando, fazendo um piquenique ou interagindo com as emblemáticas patas que habitam o local.
5 – Dê um mergulho



O mar dos Açores convida a imperdíveis e divertidos mergulhos. Na ilha Terceira, escolher o sítio onde o irá fazer é a parte mais difícil.
Sugerimos a Praia da Prainha, localizada na Baía de Angra e ideal para famílias com crianças pela sua localização, pela gradual inclinação do fundo do mar e pela facilidade em termos de balneários, guarda-sóis fixos e outras comodidades.
Na Praia da Vitória, a Baía da Praia, que se divide em três praias (Prainha, Praia Grande e Praia dos Sargentos) ou a Praia da Riviera, farão as maravilhas de quem aprecia um extenso areal.
Visite ainda as Piscinas Naturais dos Biscoitos, uma das zonas balneares mais famosas da ilha, composta por uma piscina natural rodeada por rochas vulcânicas e as piscinas naturais de Porto Judeu.
Desejamos-lhe uma excelente viagem em família! Voe connosco.