Azores Airlines participa nas festas em honra da Padroeira Universal da Aviação

Se é um aficionado da aviação, decerto gostará de saber que todos os anos se realizam, em Alcafozes, concelho de Idanha-a-Nova, as festas em honra da Padroeira Universal da Aviação. Estas festas contam com a participação de várias companhias aéreas, da Força Aérea Portuguesa, de entidades ligadas à aviação e, claro, da Azores Airlines.

A Assistente de Bordo da Azores Airlines, Helena Barata, nas Festas em Honra de Nossa Senhora do Loreto, em Alcafozes

A participação da Azores Airlines teve início em 2001, contando com a presença de funcionários devidamente fardados, de bandeira da companhia em punho, e mantém-se até aos dias de hoje.

Este ano, e após dois anos de interrupção devido à pandemia de Covid-19, a Azores Airlines teve ainda a honra de colocar, junto com os demais pertences de outras companhias aéreas, uma miniatura de um dos seus aviões nos expositores que se encontram no interior da Ermida de Nossa Senhora do Loreto. Esta miniatura ficará exposta durante todo o ano.

A miniatura do A321neo da Azores Airlines que ficará exposta na Ermida de Nossa Senhora do Loreto, em Alcafozes, e a medalha oferecida, este ano, à Azores Airlines

Dos momentos altos das festas em honra de Nossa Senhora do Loreto destacam-se a missa de sábado à noite, depois da qual se efetua a mudança da imagem, em procissão acompanhada pelos representantes das companhias aéreas e de outras entidades com as suas bandeiras, da Igreja de Alcafozes para a Ermida de Nossa Senhora do Loreto, e a missa campal de segunda-feira, seguida de uma procissão sobrevoada por uma parelha de F-16 da Força Aérea Portuguesa e brindada com pétalas de flores lançadas por ultraleves. O simbolismo destas festas é tão sentido que os coros de ambas as missas são compostos por funcionários e ex-funcionários de companhias aéreas, que cantam em uníssono em honra da santa protetora de todos eles.

Nossa Senhora do Loreto tornou-se a Padroeira Universal da Aviação porque, segundo a lenda, a Casa Santa, então em perigo, foi transportada de Nazaré, na Palestina, para Loreto, em Itália, pelos ares, por invisíveis mãos de anjos. Curiosamente, a Santa Casa de Loreto está colocada diretamente sobre o chão, sem nenhuma fundação, e a pedra de que é feita não se encontra no local, sendo por outro lado comummente utilizada nas construções em Nazaré. Em 1920, após a Primeira Guerra Mundial, o Papa Bento XV proclamou, por este motivo, Nossa Senhora do Loreto como a Padroeira da Aviação.

Deixámo-lo inspirado? Esperamos por si no próximo ano em Alcafozes!

Deixe o seu comentário | Leave a reply