Providence

A Azores Airlines leva-o a descobrir uma das cidades mais antigas dos Estados Unidos. Os voos semanais terão inicio a 6 de junho, às sextas-feiras, operados em A321neo.

Providence, a capital do estado de Rhode Island, onde a arquitetura atravessa os séculos e a cidade se move lentamente, como o rio que lhe dá nome.

Ainda se chega a tempo de deixar a mala num dos vários hotéis convenientemente localizados na baixa da cidade, ou “downcity”, como dizem os locais, e partir, a pé, à descoberta do que Providence oferece. Se ficar no Biltmore, icónico hotel construído nos anos 20, avance pela Kennedy Plaza em direção ao rio, não sem antes dedicar algum tempo a admirar a arquitetura do Segundo Império da Câmara Municipal, ou o altivo Bank of America, um clássico exemplar art deco, conhecido localmente como o Superman building.

O rio com os seus canais e zonas de passeio divide a cidade, deixando, a oeste, a baixa, e a leste a College Hill, onde se podem visitar moradias históricas, igrejas de múltiplos estilos arquitetónicos, a notável Brown University e a Rhode Island School of Design, ambas de reconhecido mérito internacional, bem como vários museus, galerias de arte, pequenos cafés e restaurantes.

A cidade é um exemplo de cuidadosa preservação de património, e recompensa os amantes de arquitetura. É fácil deixar-se levar pelos detalhes das fachadas, primorosamente conservadas, como no estúdio Fleur-de-Lis, construído em 1885, um impressionante exemplar do American Arts & Crafts Movement.

Não há melhor maneira de terminar a visita à College Hill do que, ao final da tarde, rumar ao parque Prospect Terrace. No parque, a estátua de homenagem a Roger Williams, fundador de Providence, observa a cidade que termina o seu dia, iluminada pelo pôr-do-sol. É tempo de descer a colina, usufruir dos vários restaurantes que a cidade oferece, e recuperar forças para, no dia seguinte, continuar a descobrir detalhes da cidade.

 

Kenndy Plaza

A Rhode Island State House, sede do governo estadual, construída em 1904, é um dos ícones arquitetónicos de Providence. A beleza do edifício neoclássico coberto em mármore, bem como da praça e relvado envolventes, convidam a um passeio demorado.

A pequena cidade da costa este dos Estados Unidos alberga a Brown University, sétima universidade mais antiga do país, e a Rhode Island School of Design, considerada a melhor escola de design dos Estados Unidos.

Brown University

Performance Arts Center

John Hay Library