Azores Mountain Bike Marathon 2017


A 24 de setembro os melhores atletas de BTT disputarão o título da Azores Mountain Bike Marathon, prova pontuável para a Taça do Mundo de Maratonas da UCI – União Ciclista Internacional – e para a Taça de Portugal de Maratonas.

Para esta prova, última do calendário nacional, são esperados 350 participantes entre os quais se encontra Tiago Ferreira, atual Campeão Europeu.

Os Açores são um local privilegiado para a realização do evento, não só pelos trilhos que apresenta, mas também pela beleza da paisagem envolvente, que deixa sem palavras todos os atletas que visitam o arquipélago.

Esta prova, que traz aos Açores atletas de 8 nacionalidades diferentes e começa a ser uma referência internacional, é um meio privilegiado de projetar o destino Açores como destino de turismo ativo e de desporto na natureza que apresenta, ao mesmo tempo, condições ambientais impares.

A competição inicia-se na sexta-feira, com o prólogo opcional para todos os participantes. Mais uma vez o Parque Urbano de Ponta Delgada receberá a corrida contra o relógio que se iniciará a partir as 16h00.
As grandes atenções focam-se no domingo, com partida às 9h00 para se disputar tanto a Maratona como Meia-Maratona, com os primeiros atletas da distância mais curta a chegarem cerca das 11h30, enquanto o vencedor da Maratona chegará cerca das 13h00.

Este evento é uma organização conjunta da Associação de Ciclismo dos Açores e da Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio do Governo Regional dos Açores.

A Azores Airlines também apoia a Azores Mountain Bike Marathon e, de acordo com Jorge Medeiros, presidente da Associação de Ciclismo dos Açores, este apoio é imprescindível, uma vez que “É preciso transportar cerca de 190 bicicletas e sem a Azores Airlines, que é a única companhia aérea que transporta bicicletas sem custos para os participantes, era impossível fazer este evento.”

A apresentação da prova teve lugar a 21 de sembro, no Pavilhão do Mar em conferência de imprensa que contou com a presença da Sra. Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Dra. Marta Guerreiro e com o Sr. Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Dr. Pedro Furtado.