Passageiro frequente – Frederico Amaral

O ATOR PORTUGUÊS FREDERICO AMARAL SABE BEM O QUE SIGNIFICA SER AÇORIANO. DIZ ELE QUE SENTE-SE “ABENÇOADOPORTERNASCIDONUM DOS LUGARES MAIS BONITOS DO MUNDO”. E TEM RAZÃO.

Nome: Frederico Amaral

Data e local de nascimento: 14 de julho de 1985, Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, Açores

Profissão: Ator

Principais participações artísticas: Uma Família Açoriana (2013); O Livreiro de Santiago (2015); Un Figlio di Nome Erasmus (2019); L’Énfant (2021)

A vida deste ator começou a 14 de julho de 1985, quando nasceu em Ponta Delgada, Açores. Mais tarde, mudou-se para o continente e calhou o destino levá-lo para a cidade do Porto, onde fez o Curso de Interpretação da Academia Contemporânea do Espetáculo. Após várias passagens pelo Teatro do Bolhão, a estreia como profissional ocorre no ano em que faz 21 anos, em 2005. Calhou ser a peça “1755 – O Grande Terramoto”, por ocasião da evocação dos 250 anos do terramoto que atingiu a cidade de Lisboa. Desde então, tem vindo a construir uma carreira constante e sólida, onde, para além dos palcos, tem tido passagens pela publicidade, telenovelas e cinema. Os portugueses podem vê-lo atualmente na telenovela “Festa é Festa”, na TVI, mas os estrangeiros, quem sabe, poderão vê-lo a fazer a sua “festa” em família pelas várias ilhas do seu arquipélago natal, onde sempre regressa. Frederico Amaral falou à nossa revista e deixou-nos algumas pistas para entender o que é ser-se dos Açores.

Para ti, o que significam os Açores?

Açores significa berço, família. Significa sentir-me abençoado por ter nascido num dos lugares mais bonitos do mundo. É o regresso a casa e viver tudo por inteiro. É memória e amor infinito.

Qual é a melhor altura para visitar os Açores?

Todas as alturas são boas para visitar os Açores. Faça chuva ou faça sol, como se costuma dizer.

Uma altura do ano em que é obrigatório estar nos Açores?

Entre o início da primavera e o fim do verão. Ver as hortênsias em flor a comporem as nossas paisagens é algo fascinante, e porque é no verão, apesar das 4 estações num só dia, que podemos desfrutar o melhor que as ilhas têm para oferecer.

O que leva na mala quando viaja para os Açores e o que traz de volta?

Costumo levar pouca coisa e venho bem mais carregado no regresso com comida da mãe e dos nossos melhores produtos regionais.

Que recomendações daria aos amigos que queiram visitar o arquipélago?

Aconselho a visitarem todas as ilhas. Somos um arquipélago, mas cada ilha tem a sua particularidade e ‘identidade’. Aconselho a visitarem todos os pontos turísticos ou simplesmente partirem para a aventura de descobrir as ilhas sem um mapa na mão. Vão ser ‘inundados’ de beleza. Uma experiência para a vida.

Para ler todos os conteúdos da edição número 11 da nossa revista de bordo Azorean Spirit clique aqui.

Deixe o seu comentário | Leave a reply