Lenda da Sereia da Praia, uma história de sonho na ilha de Santa Maria

Há muito tempo, no início do povoamento da Ilha de Santa Maria, um jovem pescador enganava a solidão com passeios à beira-mar, em noites de lua cheia.

Numa dessas noites, o pescador ouviu a melodia suave que o povo atribuía às sereias, seres mágicos que, dizia-se, seduziam os homens e os levavam para o fundo do mar.

De coração acelerado, dividido entre o medo e o desejo de se aproximar, o jovem caminhou, vertiginosamente, em direção ao seu destino.

À medida que se aproximava, viu a mais assombrosa das imagens: uma mulher muito bela, de longos cabelos ruivos, brincava, tranquilamente, sobre as águas do mar. Do seu pescoço delicado surgiam guelras e, no lugar das pernas, tinha escamas cor de prata.

Paralisado pelo medo, o jovem não conseguiu fugir antes de cruzar o olhar com o da sereia. Desse olhar, nasceu um amor capaz de quebrar o encantamento da sereia que, sob a luz do luar, saiu das águas transformada numa linda jovem.

A praia passou a chamar-se Praia Formosa e, por ali, ainda podem ser vistos os descendentes da sereia, reconhecidos pelos seus inconfundíveis cabelos vermelhos.

Deixe o seu comentário | Leave a reply