10 atividades gratuitas em Londres

Com um equilíbrio perfeito entre História e modernidade, Londres é uma cidade em constante ebulição, berço natural de todo o tipo de artistas e capaz de fazer apaixonar quem a visita.
A oferta desta cidade para os turistas é riquíssima em quantidade e qualidade e vai gostar de saber que, para usufruir de muitas delas, não precisa de gastar dinheiro.

Enumeramos, de seguida, 10 atividades gratuitas que pode fazer em Londres.

1- Visite alguns dos mais famosos museus do mundo.
Em Londres encontra uma vasta diversidade de museus com entrada gratuita todos os dias do ano exceto nos dias 24 e 26 de dezembro, altura em que estão fechados. Não pode deixar de visitar o National Gallery, o Tate Modern, o Tate Britain, o Victoria & Albert e o British Museum, onde pode conhecer mais sobre a História e a cultura de Inglaterra e do Mundo.

2- Sinta a envolvência do Picadilly Circus.
Com enormes outdoors luminosos e a famosa estátua de Eros, Picadilly Circus é um dos mais famosos bairros de Londres. A partir daqui poderá, rapidamente, chegar a vários pontos turísticos da cidade como Mayfair, Soho, Leicester Square, Chinatown, Westminster e Regent Street.

3- Assista à troca da Guarda.
Quando passar pelo Palácio de Buckingham, residência oficial da Rainha Elizabeth II, aproveite para assistir à troca da guarda real, um momento muito apreciado pelos turistas e que tem lugar todos os dias às 10h45.

4 – Visite a British Library.
Esta biblioteca histórica possui documentos únicos, entre os quais cópias da Magna Carta inglesa, desenhos feitos por Leonardo da Vinci, letras raras dos Beatles e o livro mais antigo do mundo.

5 – Atravesse a Tower Bridge.
Construída em 1894 sobre o Rio Tamisa, a Tower Bridge é um dos ex-líbris de Londres.
Depois de atravessar a ponte, aproveite para fazer um passeio para sul, com o Rio Tamisa à sua direita, passando pelo edifício da Câmara Municipal de Londres, o teatro Shakespeare Globe, Tate Modern, The Shard, Millennium Bridge Borough Market e Southbank Centre, até chegar à London Eye, a roda gigante panorâmica de Londres.

6 – Demore-se pelo Covent Garden.
Covent Garden é um dos distritos mais carismáticos de Londres. Repleto de bares, restaurantes e lojas, está sempre animado por vários artistas de rua rodeados por grupos de pessoas que admiram as suas performances.

7 – Faça um piquenique num dos parques de Londres.
Londres tem vários parques muito bem cuidados que são o cenário perfeito para um piquenique ou um passeio relaxante. Entre os mais conhecidos estão o Hyde Park, o St James’s Park, os jardins reais do Palácio de Kensington, o Regent’s Park e o Green Park. Se não tiver muito tempo disponível, sugerimos que visite o Holland Park, no bairro de Kensington/Chelsea. Vai certamente maravilhar-se com o Jardim de Kyoto, um deslumbrante jardim japonês no coração de Londres, construído em 1992 para celebrar o Festival do Japão.

8 – Deixe-se encantar por Notting Hill.
O famoso bairro, imortalizado pelo filme com o mesmo nome, tem mais para oferecer além das suas bonitas casas coloridas. Em Notting Hill encontra um ambiente artístico e animado, muitos estabelecimentos com comida e bebida de elevada qualidade e charmosas lojas de antiguidades. Não deixe de visitar o Electric Cinema, um encantador cinema com mais de 100 anos, cadeiras de couro e até um bar onde é possível comprar champanhe antes da sessão começar.

9- Passeie por Camden Town.
O bairro mais alternativo de Londres, onde residia Amy Winehouse, é um ponto incontornável numa visita a Londres. Atreva-se a entrar num ambiente mais “punk” e aprecie as originais fachadas das lojas e os seus produtos diferentes.

10 – Conheça os mercados de rua.
Os mercados de rua de Londres existem desde a Idade Média e hoje é possível encontrar de tudo nestes icónicos mercados, desde mobília e roupa em segunda mão, a produtos únicos de artistas e designers emergentes.
Alguns dos mais afamados mercados de Londres são: Portobello Market, onde encontra maioritariamente roupas e antiguidades; o Borough Market, onde pode degustar comida gourmet e o Columbia Road Flower Market, um mercado semanal de flores que, quando ocorre, enfeita toda a rua de flores, plantas e arbustos.

Se o nosso artigo o deixou com uma súbita vontade de visitar Londres, reserve já a sua viagem em www.azoresairlines.pt.