Como evitar o desconforto nos ouvidos durante o voo

Durante as viagens de avião é comum sentir um incómodo nos ouvidos devido às alterações bruscas da pressão atmosférica, principalmente nas descolagens e aterragens.

A boa notícia é que, com alguns procedimentos simples, este incómodo pode ser amenizado e mesmo evitado.

Damos-lhe algumas dicas para reduzir este desconforto:

– Mastigue pastilha elástica. O movimento da mastigação, durante a descolagem e a aterragem do avião, ajuda a equilibrar a pressão nos ouvidos, reduzindo a sensação de desconforto.  Em alternativa, poderá mastigar algum alimento ou simular o movimento de deglutição.

– Execute o Método de Valsalva. Alivie a sensação de entupimento do ouvido da seguinte forma: inspire, tape o nariz com os dedos e expire suavemente de boca fechada. Sugerimos que repita este procedimento sempre que sentir qualquer desconforto nos ouvidos.

Boceje. Bocejar propositadamente ajuda a movimentar os ossos e músculos do rosto, regulando a pressão. Outra possibilidade é abrir bem a boca e fechá-la repetidas vezes.

– Mantenha o nariz descongestionado. Se estiver constipado ou com o nariz congestionado dias antes da viagem, é recomendável procurar um médico otorrinolaringologista que prescreva a medicação adequada para ser ministrada com antecedência, como um spray descongestionante nasal.

Se viaja com um bebé poderá amamenta-lo, dar-lhe uma chucha ou um biberão, durante a descolagem e a aterragem, para ajudar a reduzir a pressão nos ouvidos.
Em relação a crianças maiores, poderá ser uma boa ideia oferecer-lhes pastilha elástica ou leva-los a simular o bocejo através de jogos e brincadeiras.

Encontre mais dicas para uma viagem tranquila aqui.