São Francisco

Aproveite as nossas sugestões do que poderá fazer na sua viagem a São Francisco, considerada uma das mais belas cidades dos Estados Unidos.

É a cidade sobre a qual os americanos fantasiam, fazem músicas e onde deixam o coração, um lugar de mito e magia. Com uma orla deslumbrante, é a cidade com melhor qualidade de vida da América e o seu fascinante mosaico de bairros étnicos é uma das características mais encantadoras.

São Francisco encanta pela geografia, arquitetura, música, gastronomia, clima, parques, passeios e boas compras. A cidade foi construída no meio de 43 montanhas e colinas, tem como cenário o mar do Pacífico, ladeiras, artistas de rua, casas vitorianas, museus importantes, grandes casas de espetáculo e uma ponte que é considerada uma das maravilhas arquitetónicas do Mundo, a Golden Gate Bridge.

Ao contrário de muitas outras cidades americanas, não precisa de um carro para explorar São Francisco, já que ocupa uma área de apenas 120 quilómetros quadrados. Entre os marcos icónicos estão a Golden Gate Bridge, Fisherman’s Wharf, Alcatraz, Lombard Street e Chinatown.

Nesta cidade encontram-se companhias de teatro, de ópera e de bailado de grande importância a nível mundial e com frequência é palco de estreias de peças ligadas à Broadway. São Francisco também é considerada uma das cidades com a melhor gastronomia dos Estados Unidos. As diferentes influências culturais, a proximidade dos ingredientes mais frescos e os melhores chefs de cozinha do país resultam em experiências gastronómicas inesquecíveis por toda a cidade.

Fisherman Warf

É a área mais visitada de São Francisco. Divirta-se com os artistas de rua, delicie-se com os mariscos frescos e passeie pelas lojas inigualáveis.

Pier 39

É uma atração à parte na região do Fisherman Warf. Conta com cerca de 100 lojas, restaurantes, cinema em 4D, leões-marinhos e um palco para apresentações de artistas. Tem também o Aquarium of the Bay. O que o Pier 39 tem de mais interessante (assim como o resto da Califórnia) é a “vida selvagem”. A ocupação intensa de áreas costeiras, a intensificação da pesca em décadas passadas e a proibição à caça de leões-marinhos fizeram com que esses belos mamíferos se refugiassem no Pier 39.

Outro passeio aconselhado em São Francisco é visitar o Fisherman’s Wharf. Famoso por ser um lugar à beira mar, conta com diversos atrativos como lojas, restaurantes, bares, gelatarias e cafés.

 Visite o Pier 39 em San Francisco

The Walt Disney Family Museum

Este museu localiza-se no Presidio Park e é uma boa oportunidade para quem quer conhecer melhor a família e os amigos do Mickey Mouse. O museu conta com dez galerias interativas.

Golden Gate Bridge

A famosa Golden Gate Bridge aparece em imensos filmes e é um dos cartões de visita dos Estados Unidos. A ponte encanta pela sua dimensão, arquitetura e cor. Pode ser apreciada de diferentes pontos da cidade, sendo os mais importantes Fort Point, Vista Point e a região da marina.

Para visitar a Golden Gate pode fazer uma travessia a pé, de bicicleta ou de carro, e ter uma vista da cidade de um ângulo incrível. São mais de 3 km distribuídos por uma altura de aproximadamente 200 metros de altura.

O nevoeiro é bastante comum na região da ponte, que, muitas vezes, fica encoberta. Quando isso acontece, uma sirene alerta as embarcações para a presença da ponte, a qual pode ser ouvida em muitas partes da cidade.

Lombard Street

É uma das ruas mais famosas de São Francisco, devido ao facto de uma das suas ladeiras ser extremamente íngreme e pela qual se circula em ziguezague. É um bom local para tirar fotos, tanto da própria Lombard Street como também do cable car com a ilha de Alcatraz ao fundo.

Alamo Square/Painted Ladies

Na região da Alamo Square encontram-se as Painted Ladies, que são as seis casas vitorianas que sobreviveram a um incêndio que devastou a cidade. É um ponto bastante visitado e fotografado de São Francisco, sendo que algumas se tornaram famosas em filmes e programas de televisão.

Buena Vista Park

No bairro Haight-Ashbury, próximo a Alamo Square, localiza-se o Buena Vista Park, que oferece excelentes vistas da Golden Gate Bridge.

Golden Gate Park

O Golden Gate Park é imenso, sendo maior do que o famoso Central Park de Nova Iorque, e oferece muitas atrações, como o California Academy of Sciences, o Museu Young, o Jardim Japonês, áreas para piquenique e campos desportivos. Reserve pelo menos um dia para conhecer o parque e selecione as atrações que mais lhe interessarem.

Presidio Park

É outro parque de São Francisco e alberga o Palácio das Artes e o Exploratorium (museu em que o visitante pode interagir com as exposições).

Grace Cathedral

Uma igreja linda, localizada no coração de São Francisco.

Union Square

A Union Square é o coração de São Francisco, com muitas lojas (Macy’s, Apple, Sephora), cinemas e um bom shopping (o Westfield). A Market Street possui muito bom comércio. No último andar da Macy’s encontra-se o restaurante Cheese Cake Factory, que costuma ficar lotado aos fins de semana.

China Town

Resultado de imagem para Mercadão em San Francisco

Próximo da região da Union Square está o portal da China Town. Diferente da de Nova Iorque, a China Town de São Francisco é mais organizada e limpa. Nesta região concentram-se diversas lojas que vendem produtos chineses típicos e também souvenirs, cujos preços são, geralmente, menores do que nas lojas localizadas na região do Fisherman Warf.

Outro passeio aconselhado em São Francisco é visitar a área de Chinatown. Por lá, são vários restaurantes e lojas típicas com o melhor da culinária oriental. A rua Stockton Street, por exemplo, tem várias lojas com produtos Made in China. Outra região parecida em São Francisco é Japan Town, que segue o mesmo estilo mas com restaurantes e lojinhas com produtos típicos do Japão, além dos shoppings Japan Center e Nihon Machi.

Castro

É o famoso bairro gay de São Francisco, no qual se pode encontrar em muitos pontos uma bandeira com as cores do arco-íris. Simpatizante ou não, vale a pena conhecer o bairro.

Coit Tower

Proporciona uma bela visão da cidade de São Francisco. Para subir ao topo da torre é preciso ir de elevador.

Teleféricos (cable car)

São um marco histórico de São Francisco, pois transportam pessoas desde o final do século XIX. Há três linhas – a Powell-Hyde, a Powell-Mason e a California Street Line – e cada uma oferece vistas espetaculares das mais famosas montanhas.

Alcatraz

A famosa prisão de Alcatraz, que não funciona como tal há muitos anos, hoje é uma importante atração de São Francisco, sendo muito procurada pelos turistas. No pontão 33 pode comprar os bilhetes para fazer um tour pela ilha, que inclui o transporte de barco.

Pode também reservar o horário de partida (procure fazê-lo pela Internet ou quando chegar a São Francisco) e ficar o tempo que desejar na ilha, considerando o horário do último barco. No verão os passeios costumam ficar esgotados e pode ser difícil conseguir vaga para as datas desejadas.

A prisão de Alcatraz, que já foi morada de Al Capone, hoje é um museu que recebe milhares de visitantes todos os anos. Lá poderá ver muitas celas preservadas com objetos da época, inclusive o buraco feito pelos dois únicos fugitivos de Alcatraz.

Monterey, Carmel e 17-mile-drive

Um bom passeio a partir de São Francisco é visitar as cidades Carmel-by-the-sea e Monterey, pela famosa estrada costeira Highway 1, passando também pela Scenic 17-mile-drive, que liga Monterey a Carmel. Em Monterey localiza-se um excelente aquário, o Monterey Bay Aquarium.

Napa Valley

Napa Valley é uma região famosa pelas suas culturas vinícolas.

Experiência cultural

Uma visita a São Francisco não seria completa sem uma experiência cultural. Aqui encontrará companhias sinfónicas, de ópera e ballet reconhecidas internacionalmente. O Museu de Arte Moderna de São Francisco, o Museu de Arte Asiática, o Young Museum, a Legião de Honra, a Exploratorium e a novíssima Academia de Ciências da Califórnia são apenas algumas das opções.

Aproveite o Mercado em São Francisco

Muitos turistas não conhecem mas devem visitar o San Francisco Ferry Building. Considerado um antigo terminal ferroviário, atualmente abriga um mercado que se chama Marketplace, repleto de restaurantes, cafés e diversas lojas e mercadinhos com os mais diversos produtos como queijos, azeites, compotas, temperos, geleias, frutas e muito mais. É um passeio interessante para conhecer um pouco da vida quotidiana dos moradores da cidade, além do facto de que estes restaurantes são bem baratos, fazendo com que consiga economizar muito na sua refeição.

Faça um tour nos Museus de São Francisco

Para quem gosta de museus, São Francisco tem ótimas opções. O museu mais famoso da cidade é o Museu de Arte de San Francisco. Fundado em 1995 conta com obras de mestres como Pollock, Diego Rivera, Henri Matisse, Frida Kahlo, Picasso e muitos outros no seu acervo. Um museu digno de uma visita é o Yerba Buena Center of Arts, situado num belo e moderno edifício. Ele é um centro cultural que possui espaços para apresentações de música, dança e filmes. Os dois museus representam bem o perfil artístico da cidade e vale a pena coloca-los na sua lista de o que fazer em São Francisco.

Conheça o Aquarium of the Bay em São Francisco

Outro atrativo imperdível em San Francisco é o Aquarium of the Bay. Como o próprio nome já diz, este é um aquário enorme e muito interessante, situado dentro do Pier 30. Lá pode conhecer milhares de animais marinhos, inclusive de espécies que estão quase extintas, e até interagir com eles. Neste aquário é possível ver: leões marinhos, tubarões, peixes, polvos, águas-vivas e muito mais. Este passeio pode ser feito por diferentes públicos. Se estiver em viagem de família, por exemplo, é melhor ainda, já que os mais pequenos ficam encantados com tamanha beleza e diversidade marinha do local.

Imagem relacionada

Faça um passeio pela rua Lombard Street

Como ir até São Francisco e não dar, ao menos, um passeio na rua mais famosa e diferente da cidade? A Lombard Street é um dos atrativos mais especiais, em formato torto e íngreme, ela consegue divertir qualquer morador e turista que vai até o local para contemplá-la. Lá pode tirar muitas fotos aos seus belíssimos jardins, dar um delicioso passeio ao ar livre por esta diferente rua californiana ou até mesmo alugar um Go Car para subi-la e desce-la, tendo uma sensação de movimento ao longo de todo o trajeto. Vale bastante a pena e é um ponto turístico que não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em São Francisco.

Visite a Ghirardelli Square em São Francisco

Resultado de imagem para Ghirardelli Square em San Francisco

Por fim, não deixe também de ir até a Ghirardelli Square, um dos complexos gastronómicos e culturais mais importantes da cidade e da Califórnia. Famoso por no passado ter compreendido uma antiga fábrica de chocolates, é hoje um lugar no qual poderá encontrar vários restaurantes, lojas, espaços de lazer e entretenimento e muito mais. Por lá poderá encontrar de tudo um pouco num só lugar, pelo que pode desfrutar de um dia inteiro que o complexo não é só bastante proveitoso como muito interessante. Para os apreciadores de chocolate nada melhor do que experimentar os deliciosos bombons e chocolates da Original Ice Cream and Chocolate Ghirardelli Manufactory.

Além deste passeio ser delicioso, faz com que veja como é o processo de produção do chocolate. Para aqueles que quiserem experimentar o melhor da gastronomia local, a dica de ouro fica por conta dos restaurantes da localidade, sendo alguns deles: Kara’s Cupcake, The Pub, Loris Diner e McCormick ans Kuleto’s. Não deixe ainda de fazer algumas comprinhas nesta região, portanto aproveite as lojas ElizabethW e Helpers Bazzar.