3 dicas para fotografar paisagens nos Açores

Quando viajamos para locais paradisíacos como o arquipélago dos Açores tudo o que desejamos é inebriar os sentidos com a natureza inacreditável e maravilhosa que nos rodeia.

Queremos que o tempo fique suspenso para nos podermos demorar num espaço tão belo que parece irreal.

Queremos também, de alguma forma, transportar um pouco dessa beleza connosco e torna-la visível aos olhos de outros e aos nossos próprios olhos quando já não estivermos ali.

Por isso tiramos fotografias, muitas fotografias.

Mas não é raro termos a sensação de que a fotografia não faz justiça à beleza que esteve sob os nossos olhos.

O que sugerimos a seguir não vai fazer com que as vossas fotografias sejam um espelho da beleza dos Açores, tal como ela se apresenta em toda a sua magnitude real. Mas vai, com certeza, tornar as vossas fotos muito mais interessantes e bonitas.

Deixamos-vos três dicas muito simples e fáceis de executar com qualquer câmara fotográfica que vão ajudá-los a captar imagens fantásticas.

1 – Aproveite para fotografar nas primeiras horas do dia e/ou no final da tarde – captam-se os tons dourados e laranja característicos do nascer e por do sol, o que acrescenta alguma magia à composição;

2 – Procure o equilíbrio visual na composição mantendo a linha do horizonte nivelada;

3 – Aplique a regra dos terços, dividindo a tela em três partes iguais na vertical e horizontal, posicionando o tema principal da composição num dos pontos de intercepção (a composição fica mais interessante ao olhar);