10 dicas para quem vai viajar para os Açores

Viajar para os Açores é sempre uma excelente ideia. É praticamente impossível visitar os Açores e não ficar completamente deslumbrado com tudo o que a vista abarca. Não é por acaso que os Açores já foram considerados por várias publicações de referência como as mais belas ilhas do mundo.

Para que a sua viagem aos Açores seja fantástica não é preciso muito mais do que a própria viagem, todavia vamos dar-lhe algumas dicas práticas que o podem ajudar a usufruir mais e melhor da sua estadia.

1- Alugar um carro.

Todas as ilhas têm imensos pontos de interesse que merecem uma visita. Para conhecer melhor as ilhas maiores e visitar os muitos pontos de interesse de cada uma é melhor alugar um carro.

2- Levar roupa para as 4 estações do ano.

Uma das características dos Açores é o facto de ser possível sentir as 4 estações do ano no mesmo dia. É possível que chova e faça sol no espaço de poucas horas. Por isso, seja em que altura do ano for, é recomendável levar um casaco leve, um impermeável e roupa mais fresca também.

3- Levar fato de banho e toalhas de cor escura.

Se pretender tomar banho numa piscina de águas férreas (encontra várias na ilha de São Miguel) vale a pena levar um fato de banho e toalhas mais escuras, uma vez que a água férrea pode deixar as roupas manchadas.

4- Levar calçado apropriado e roupa confortável para fazer trilhos.

Todas as ilhas dos Açores têm trilhos maravilhosos que vale muito a pena fazer. Fazer trilhos é uma forma única e muito intensa de conhecer as ilhas e de estar verdadeiramente em contacto com a Natureza.

5- Visite várias ilhas.

Se tiver disponibilidade de tempo, aproveite para conhecer mais do que uma ilha. Têm todas caraterísticas únicas e a oferta de experiências totalmente diferentes.  Existem ilhas com uma natureza mais exuberante, outras com um património histórico valiosíssimo, outras com praias incríveis e outras capazes de nos fazer acreditar que chegámos ao paraíso. Pode viajar entre ilhas de avião com a SATA Air Açores ou de barco, com a Atlanticoline.

6- Marcar alojamento com antecedência.

Dependendo da época do ano e devido ao crescente número de turistas que chegam todos os dias aos Açores pode ser complicado encontrar alojamento em cima da hora. É, por isso, recomendável que reserve com antecedência o seu alojamento, seja hotel, casa alugada ou residencial.

7- Se pretende andar de barco, tenha consigo comprimidos para o enjoo.

Nem todas pessoas enjoam mas se estiver a pensar viajar entre as ilhas de barco ou realizar atividades como Whale Watching é melhor estar prevenido e tomar um comprimido para o enjoo. Não aconselhamos dar comprimidos de enjoo às crianças sem falar com o pediatra primeiro.

8- Levar snacks para o dia.

Se vai passar o dia todo a passear, fazer trilhos e a explorar as belezas naturais dos Açores é conveniente levar garrafas de água pequenas, sumos e pequenos snacks para ir petiscando ao longo do dia ou enquanto vai de um sítio para o outro.

9- Provar as iguarias dos Açores.

A gastronomia dos Açores é variadíssima e deliciosa.  Não pode passar pelos Açores sem provar alguns dos pratos e doces típicos das várias ilhas.

Deixamos-lhe algumas sugestões:

– Queijo de São Jorge

– Cozido das Furnas

– Doçaria: Fofas da Povoação, Queijadas D. Amélia, Queijadas da Graciosa, Queijadas da Vila, Malassadas

– Pimenta da Terra com queijo fresco

– Lapas Grelhadas

– Ameijoas de São Jorge

– Cracas

– Bolo Lêvedo

– Ananás

– Alcatra da Terceira

– Meloa de Santa Maria

– Massa Sovada

– Inhames

– Atum Santa Catarina

10- Saber, previamente, como está o tempo nos locais que pretende visitar.

Através da aplicação SpotAzores que tem câmaras colocadas em vários pontos das ilhas, pode saber antecipadamente se está bom tempo ou não e planear os seus passeios em conformidade.