8 locais a visitar na Ilha Terceira

A Ilha Terceira, a terceira ilha descoberta pelos navegadores portugueses no século XV, apresenta imensos motivos para uma visita.

Paisagens naturais maravilhosas, um património histórico e cultural riquíssimo, eventos musicais frequentes, um povo muito hospitaleiro e alegre e uma gastronomia deliciosa são apenas alguns deles.

Hoje recomendamos-lhe 8 locais que não pode deixar de visitar na Ilha Terceira.

CENTRO HISTÓRICO DE ANGRA DO HEROÍSMO
centro_historico_ah

Considerado Património Mundial desde 1983, a cidade de Angra do Heroísmo está assim classificada essencialmente devido ao traçado e organização urbanística da cidade, bem como do testemunho físico da história portuguesa e de toda a navegação realizada no Atlântico.

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA SERRA DE SANTA BÁRBARA

centro_interp-_serra_santa_barbara

O Centro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara (CISSB) pretende ser o ponto de partida para a compreensão do património natural do Parque Natural da Terceira.

Aqui os visitantes poderão conhecer o processo de formação e evolução geomorfológica da ilha e sua relação com as áreas de elevado interesse em termos bio e geodiversidade existente.

Terão ainda oportunidade de “viajar” ao passado para compreender a influência da interação do Homem com o meio, com realce para a utilização ao longo dos séculos das áreas que integram atualmente o Parque.

Disponibiliza também informação de apoio à visitação e descoberta do Parque Natural.

SÉ CATEDRAL

se_catedral

Considerado o maior templo do arquipélago, a sua construção iniciou-se em 1570, sobre as ruínas da Igreja gótica de São Salvador (séc. XV), e terminou 48 anos depois. Destaque no interior para o frontal de prata do altar do Santíssimo, executado por artesãos de Angra do Heroísmo, no séc. XVIII

MUSEU DO VINHO

museu_vinho_0

Este Museu mostra a história do vinho na região e na ilha, e a importância da casta Verdelha ao longo dos séculos, albergando também uma sala dedica à Etnografia da região, com os muitos instrumentos e objectos utilizados ao longo dos tempos. Alberga também a Adega do Vinho Verdelho, a Destilaria, a Sala de provas, a Sala de engarrafamento, a sede da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos.

MONTE BRASIL

monte_brasil

Vulcão extinto com 3 km2 rodeado pelos 4 km de muralhas da Fortaleza São João Baptista, a mais antiga fortaleza continuamente ocupada por tropas portuguesas, nos dias de hoje.

FORTE DE SÃO SEBASTIÃO

forte_s_sebastio

Conhecido por Castelinho, foi construído no séc. XVI e representava um novo conceito de protecção costeira. Foi importante na defesa do Porto Pipas, na altura o embarcadouro do comércio internacional marítimo.

IGREJA MATRIZ DA PRAIA DA VITÓRIA

matriz_da_praia

Igreja localizada no centro da cidade da Praia da Vitória e segundo o historiador Alfredo Sampaio, esta igreja foi construída em 1456, sendo capitão-donatário Jácome de Bruges.Reconstruída em 1577, D. Sebastião – Rei de Portugal – ofereceu diversas peças valiosas à igreja, nomeadamente as portadas de mármore em estilo manuelino.Após esta data, voltou a sofrer alterações em 1810 e 1842, devido a vários terramotos que assolaram a ilha.

MIRADOURO DA SERRA DO CUME

miradouro-serra_cume

Pode-se apreciar a baía da Praia da Vitória e a planície interior da ilha, dividida por muros de pedra vulcânica conhecida por “manta de retalhos”