A Ilha Terceira, a terceira ilha descoberta pelos navegadores portugueses no século XV, apresenta imensos motivos para uma visita.
Paisagens naturais maravilhosas, um património histórico e cultural riquíssimo, eventos musicais frequentes, um povo muito hospitaleiro e alegre e uma gastronomia deliciosa são apenas alguns deles.
Hoje recomendamos-lhe 8 locais que não pode deixar de visitar na Ilha Terceira.
CENTRO HISTÓRICO DE ANGRA DO HEROÍSMO

Considerado Património Mundial desde 1983, a cidade de Angra do Heroísmo está assim classificada essencialmente devido ao traçado e organização urbanística da cidade, bem como do testemunho físico da história portuguesa e de toda a navegação realizada no Atlântico.
CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA SERRA DE SANTA BÁRBARA
O Centro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara (CISSB) pretende ser o ponto de partida para a compreensão do património natural do Parque Natural da Terceira.
Aqui os visitantes poderão conhecer o processo de formação e evolução geomorfológica da ilha e sua relação com as áreas de elevado interesse em termos bio e geodiversidade existente.
Terão ainda oportunidade de “viajar” ao passado para compreender a influência da interação do Homem com o meio, com realce para a utilização ao longo dos séculos das áreas que integram atualmente o Parque.
Disponibiliza também informação de apoio à visitação e descoberta do Parque Natural.
SÉ CATEDRAL
Considerado o maior templo do arquipélago, a sua construção iniciou-se em 1570, sobre as ruínas da Igreja gótica de São Salvador (séc. XV), e terminou 48 anos depois. Destaque no interior para o frontal de prata do altar do Santíssimo, executado por artesãos de Angra do Heroísmo, no séc. XVIII
MUSEU DO VINHO
Este Museu mostra a história do vinho na região e na ilha, e a importância da casta Verdelha ao longo dos séculos, albergando também uma sala dedica à Etnografia da região, com os muitos instrumentos e objectos utilizados ao longo dos tempos. Alberga também a Adega do Vinho Verdelho, a Destilaria, a Sala de provas, a Sala de engarrafamento, a sede da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos.
MONTE BRASIL
Vulcão extinto com 3 km2 rodeado pelos 4 km de muralhas da Fortaleza São João Baptista, a mais antiga fortaleza continuamente ocupada por tropas portuguesas, nos dias de hoje.
FORTE DE SÃO SEBASTIÃO
Conhecido por Castelinho, foi construído no séc. XVI e representava um novo conceito de protecção costeira. Foi importante na defesa do Porto Pipas, na altura o embarcadouro do comércio internacional marítimo.
IGREJA MATRIZ DA PRAIA DA VITÓRIA
Igreja localizada no centro da cidade da Praia da Vitória e segundo o historiador Alfredo Sampaio, esta igreja foi construída em 1456, sendo capitão-donatário Jácome de Bruges. Reconstruída em 1577, D. Sebastião – Rei de Portugal – ofereceu diversas peças valiosas à igreja, nomeadamente as portadas de mármore em estilo manuelino.Após esta data, voltou a sofrer alterações em 1810 e 1842, devido a vários terramotos que assolaram a ilha.
MIRADOURO DA SERRA DO CUME
Pode-se apreciar a baía da Praia da Vitória e a planície interior da ilha, dividida por muros de pedra vulcânica conhecida por “manta de retalhos”
Reserve já a sua viagem para os Açores em www.azoresairlines.pt.