Se tem andado à procura de boas razões para fazer uma viagem, podemos dar-lhe algumas: viajar aumenta a criatividade e a capacidade de foco, reduz o stress, enriquece-nos culturalmente e, sobretudo, desenvolve a sensação de felicidade e bem-estar.
Mário Quintana descreveu na perfeição que “viajar é trocar a roupa da alma”.
Viajar é muito mais do que sairmos do lugar em que estamos para nos deslocarmos para outro. Na verdade, só a expetativa que envolve fazer as malas e imaginar a imprevisibilidade que aquele destino nos oferece, a aventura, a novidade a cada esquina, já nos proporciona uma incrível sensação de felicidade. Nesta preparação, já começamos a viajar.
Explorar um novo destino, diferente daquilo a que já nos habituámos, é poder ver novamente o mundo com olhos de criança. Observar o que as pessoas vestem, fazem, como se comportam e como interagem. Descobrir novos sítios onde podemos ter experiências que nos ficarão na memória, novos aromas, novas cores, novos sabores, outras realidades.
De volta a casa, poderá dizer-se que regressamos com excesso de bagagem. Não com excesso de peso, fisicamente falando, mas com o coração cheio de novas sensações, com a mente cheia de novas imagens e memórias, com a alma renovada. Com créditos para nos sentirmos inspirados por tempo indeterminado ou, talvez, até à nossa próxima viagem.
Viaje sempre. Viaje connosco.