Pode dizer-se que a Primavera, e o período de Páscoa em especial, é ideal para viajar para qualquer um dos nossos destinos. As temperaturas mais amenas e os primeiros raios de sol, apesar da eventual chuva ocasional e típica desta época, convidam a passeios prolongados em direção aos maiores pontos de interesse e a atividades temáticas.
Em jeito de convite, deixamos algumas sugestões do que fazer em cada um deles.
Açores

Todas as épocas do ano são boas para visitar os Açores. Durante os meses de verão, admirar as lagoas e paisagens nos dias luminosos, estender-se nas inúmeras praias de areia negra ou de areia dourada – no caso da ilha de Santa Maria -, desfrutar das zonas balneares no meio das rochas basálticas ou mergulhar nas águas límpidas e bem mais quentes do que em zonas da mesma latitude na Europa Ocidental, muito devido à corrente quente do Golfo do México que se alastra até aos Açores, podem ser as atividades mais apetecidas. No entanto, nos dias tipicamente mais chuvosos de primavera, as inúmeras experiências que os Açores oferecem e, sobretudo, as suas luxuriantes paisagens, ganham uma imponência inexplicável e uma mística que só se entende in loco. O mais curioso é que, nestes dias, a chuva é rapidamente sucedida pelo chuvisco e até pelo sol, confirmando que se podem experienciar as quatro estações do ano num só dia.
Na Páscoa, em particular, o crepitar dos fornos de lenha começa a ouvir-se para depois deles saírem os mais deliciosos folares. Procure-os nos estabelecimentos comerciais onde se vendem produtos regionais. Acompanhe também as manifestações religiosas que acontecem um pouco por todas as localidades e que se mantêm muito fiéis ao que eram em séculos anteriores.
Funchal

A Madeira goza de sol e de temperaturas agradáveis durante todo o ano, o que faz dela um jardim flutuante. Mas isso é especialmente verdadeiro na primavera, pelo que a época de Páscoa é ideal para visitar este destino.
Na Madeira, o Domingo de Páscoa é considerado o dia mais importante das comemorações de Páscoa. Tomam lugar, um pouco por toda a ilha, as cerimónias religiosas, como procissões e missas, para além das refeições servidas em casa pelos locais e partilhadas por todos, como se tratasse de uma grande família. O ambiente é de partilha, convívio e euforia contagiante entre locais e visitantes, que se juntam para fazer parte de uma história com alguns séculos. O prato tradicional do Domingo de Páscoa na Madeira é o Cabrito assado, que poderá encontrar nestes convívios e nos maravilhosos restaurantes da ilha, acompanhado por um bom vinho tinto.
Lisboa e Porto


Quer aterre em Lisboa, quer aterre no Porto, ou aproveite para conhecer o resto do país, ficará deliciado com o clima temperado que se instala nesta altura do ano. Em Portugal Continental, a Páscoa é amplamente celebrada. Aproveite para saborear o típico folar de Páscoa, cuja confeção e sabor varia de localidade em localidade.
As cidades que mais recebem visitantes nesta época do ano para assistir às celebrações locais são Óbidos e Braga. Ambas são bastante expressivas e mantêm uma programação especial de missas, procissões, representações teatrais e atividades histórico-culturais.
Entre as procissões, destaca-se o ponto alto das solenidades de Óbidos, que tem lugar na Sexta-Feira Santa, com a comovente Procissão do Enterro do Senhor, em que a iluminação é assegurada apenas por alguns archotes colocados em pontos-chave do percurso; ou a Procissão da Burrinha, na cidade de Braga, em que a imagem de Nossa Senhora é transportada por uma burra.
Nas Beiras, acontece um cortejo fúnebre repleto de significado na Páscoa em Portugal e de muito valor cultural – o Enterro do Bacalhau. O cortejo conta com três sermões: Vida e Morte do Bacalhau, Testamento do Bacalhau e as Exéquias do Bacalhau, que ocorrem ao som da marcha fúnebre de Chopin.
Mais a sul, em Castelo de Vide, no Alentejo, é feita a peculiar Bênção dos Borregos e a Chocalhada, em que as pessoas se reúnem à noite com chocalhos, cujo som serve de oração durante o Cortejo de Aleluia.
E São Brás de Alportel, no Algarve, realiza-se a Procissão das Flores, em que homens e meninos se colocam paralelos ao tapete decorado ao centro das ruas, com flores coloridas e tochas nas mãos.
Nova Iorque

Nunca faltam coisas para fazer na Big Apple e a época de Páscoa é, como seria de prever, repleta de acontecimentos. Já não está tanto frio, pelo que a temperatura amena convida a longos passeios pelas ruas e a visitas aos pontos de interesse turístico. Se a chuva primaveril teimar em aparecer, sempre poderá visitar os icónicos museus da cidade ou optar pelas inúmeras atividades indoor. Todas as lojas e atrações estarão abertas, inclusive na Sexta-Feira Santa.
Para além disso, vai adorar as atividades temáticas que acontecem um pouco por todo o lado. Poderá apreciar o desfile de carros alegóricos, chapéus e vestes tradicionais de Páscoa, acompanhado de muita animação de rua, que decorre entre as 10h e as 16h na Quinta Avenida; participar numa das caças ao ovo organizadas em vários locais da cidade; embarcar num iate para um passeio em que terá a oportunidade de apreciar o skyline de Manhattan e a Estátua da Liberdade, enquanto saboreia um brunch de Páscoa; ou assistir a uma Missa de Páscoa, aberta ao público, na Catedral de São Patrício.
Boston

Visitar Boston é sempre boa ideia. Mas visitar Boston na Páscoa é usufruir de um clima ameno e de uma ambiência que dificilmente encontrará noutra altura do ano. Após o inverno rigoroso da Nova Inglaterra, a cidade começa a convidar a usufruir dos seus parques, jardins e mercados, dos seus bairros icónicos, de passeios de barco pelo Rio Charles e das suas principais atrações turísticas. Para além disso, poderá ainda desfrutar de menus especiais de Páscoa oferecidos por uma panóplia de restaurantes da cidade e de caças ao ovo, uma atividade bastante comum na Páscoa dos Estados Unidos da América.
Toronto

Também na cidade de Toronto, o inverno rigoroso já terá dado lugar ao céu azul e a temperaturas mais agradáveis. Na Sexta-Feira Santa, aqui denominada de Good Friday, os mais religiosos vão à missa e reúnem-se com as suas famílias de uma forma muito modesta. Será no feriado do Domingo de Páscoa que se realizam as refeições mais abastadas, onde são habitualmente servidos maple baked beans, salada de batata, tarte de maçã, pãezinhos com passas ou o tradicional bolo de Páscoa em forma de cesta.
Poderá assistir ao Beaches Easter Parade, um desfile que tem início às 14h no Munro Park e que vai até à Woodbine Avenue; participar nas caças ao ovo que se realizam em vários parques da cidade; integrar um passeio guiado pelo multicultural Kensington Market, com direito a experimentar iguarias especiais de Páscoa; ou desfrutar do elegante brunch da Casa Loma, o castelo de Toronto, que inclui uma visita guiada.
Paris

Paris é um sempre um encanto. Na primavera, fica florida e perfumada, as pessoas saem à rua para aproveitar os primeiros resquícios de sol, as árvores começam a florescer, o Rio Sena ganha um brilho inexplicável e a ambiência romântica tão típica da cidade parece chamar ainda mais casais apaixonados.
A Páscoa em Paris é celebrada com caças ao ovo em diversos locais, como os Jardins des Tuileries ou o Jardin du Luxembourg. Pode ainda fazer um cruzeiro noturno com jantar no Sena ou um almoço de Páscoa na Torre Eiffel. Também poderá participar nas missas de Páscoa, como as que se realizam na Basílica do Sagrado Coração, localizada no topo da colina de Montmartre, um importante local religioso da cidade.
Tenha em atenção que, em França, embora a Sexta-Feira Santa não seja feriado, o domingo e a segunda-feira de Páscoa são, pelo que todos os serviços públicos e muitos restaurantes e bares estarão fechados. No entanto, a maioria dos museus e monumentos, inclusive a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, o Arco do Triunfo ou o Museu de Orsay estarão a funcionar normalmente.
Qual a sua escolha de destino? Reserve já a sua viagem no nosso site!