O MÚSICO NUNO BETTENCOURT, NATURAL DOS AÇORES, ORGANIZOU O FESTIVAL “ATLANTIS CONCERT FOR EARTH 2022”, QUE TEVE COMO CENÁRIO O VULCÃO DAS SETE CIDADES. FALÁMOS COM O ARTISTA QUE NOS GARANTIU QUE ESTE É UM EVENTO PARA CONTINUAR.
Nome: Nuno Bettencourt
Data de nascimento: 20 de setembro de 1966
Local de nascimento: Praia da Vitória – Ilha da Terceira, Açores
Profissão: Músico
Banda: Extreme (2017)
Foi em julho, entre os dias 22 e 23, que se realizou a primeira edição do festival de música “Atlantis Concert for Earth 2022”, uma iniciativa do músico Nuno Bettencourt, compositor e produtor, conhecido pelo seu trabalho com o grupo Extreme e ainda com artistas como Rihanna, Robert Palmer, Perry Farrell e Janet Jackson. Os principais cabeças de cartaz foram nomes como Black Eyed Peas, Pitbull, Stone Temple Pilots, Bush, Mod Sun, Girlfriends, tendo ainda contado com a presença, num concerto virtual, de Sting e Queen + Adam Lambert. Num cenário único como só seria possível na caldeira do vulcão das Sete Cidades, na Ilha de S. Miguel. O festival pretende usar o poder da música para transmitir uma mensagem ecologista, sendo um evento de zero a baixa emissão.
A emissões de carbono remanescentes do evento serão compensadas com o apoio do “A Greener Festival”, empresa sem fins lucrativos comprometida em ajudar eventos, festivais e locais em todo o mundo a reduzir os impactos ambientais. O artista explica-nos como esta é uma ideia que já vem de longa data, mas que não pretende ficar apenas pelo evento de 2022.

Quando e como surgiu a ideia do projeto de um festival de música com esta filosofia?
Há cerca de 15 anos estava na ponte das Sete Cidades e tive a visão de fazer um importante concerto socialmente consciente… Como o Woodstock original, mas na cratera de um vulcão. E CONSEGUIMOS. E vamos voltar a fazê-lo…
Foi difícil convencer as bandas a viajarem para uma pequena porção de terra no meio de um oceano imenso?
Na verdade, não… No momento que lhes mostrei as fotos do local da cratera e dos Açores, foi o suficiente.
Isso é algo para repetir no futuro regularmente? Quais são os seus próximos projetos para os Açores?
Sim. Este DEVE ser um concerto anual, pois é muito importante para as gerações futuras. Mas vamos torná-lo maior e alcançar mais pessoas.
Até que ponto o facto de ser açoriano influenciou o seu percurso musical e a sua vida pessoal?
Tem uma influência enorme. A cultura, a música, o coração e a paixão de um açoriano estão no meu ADN.

www.atlantisconcertforearth.com
JOSEGUERRA/PIGMENTA_FOTOGRAFIA