No sucesso de todas as nossas rotas estão sempre os nossos passageiros. Os nossos parceiros e os nossos seguidores. E, reconhecendo isso mesmo, apraz-nos sempre partilhar o melhor do que o ano nos deixou, com quem faz parte do nosso percurso. Chegou a altura de o convidar para um sobrevoo sobre o ano que passou.
Janeiro |
O início do ano de 2022 não foi isento de surpresas. Esperávamos por um arranque de 2022 bem mais próspero, mas a Covid-19 voltou a bater-nos à porta e os viajantes ficaram em casa. Cancelamentos e desistências voltaram a acontecer. Acompanhámos a tendência, voltámos às medidas de proteção, oferecemos flexibilidade nas reservas. Voámos menos do que prevíamos, mas fizemos de tudo para olhar mais adiante. Apostámos em campanhas comerciais ajustadas à circunstância. Convidámos os viajantes a planearem com antecedência e a aproveitarem boas oportunidades para voarem mais tarde. E como estar parado não é opção, prosseguimos com os nossos planos de transformação por forma a continuarmos na senda de melhorias das nossas operações.
Fevereiro |




O tráfego mantém-se tímido. Continuámos a melhorar a nossa pontualidade e embarcámos as tradições dos Açores a bordo da Azores Airlines, com a oferta de malassadas no Dia dos Amigos, Amigas e, claro, na terça-feira de Carnaval. Concretizámos novas parcerias. Celebrámos acordos de Interline Virtual com parceiros aéreos como a Transavia e a EasyJet. Oferecemos, por conta disso, mais visibilidade sobre a nossa oferta e mais flexibilidade para quem procura chegar ao destino Açores, vindo do exterior. Voltámos a lançar uma campanha promotora de viagens em família. Aos poucos, os surtos pandémicos estagnaram, mas a pandemia deu lugar ao conflito na Ucrânia. A partir daí, as cadeias de abastecimento começaram a dar os primeiros sinais de disrupção e a escalada do preço do petróleo veio logo a seguir. O sofrimento dos outros inspirou e deu asas a muitas campanhas de solidariedade. Juntámo-nos às iniciativas que aconteceram. E porque em alturas de guerra, um canto em paz vale mais do que tudo, lançámos promoções com vista a reforçar a atratividade do destino tranquilo como os Açores. Não terminámos o mês sem antes marcar presença na IATA’s Cabin Ops Safety Conference, para estarmos a par das melhores práticas da indústria. E assim chegamos a março.
Março |









Com a primavera à porta, embarcámos com lendas dos Açores impressas nas nossas caixas de refeição. Histórias que o tempo não apagou e mais uma forma de homenagear o destino do qual também somos parte. Esta e outras novidades, levámos ao maior certame de turismo realizado em Portugal, a Bolsa de Turismo de Lisboa.
Terminámos o mês com a revalidação da certificação da APCER ISO 9001: 2015 conferida ao Sistema de Qualidade da SATA Gestão de Aeródromos. É mais um reconhecimento inequívoco do trabalho desenvolvido pela equipa que gere quatro aeródromos e uma aerogare do Arquipélago dos Açores.
No final do mês, mais precisamente a 21 de abril, assinalámos o Dia Mundial da Árvore, com a entrada voluntária no primeiro programa de compensação de emissões carbónicas, em parceria com a IATA.
Foi também em março que realizámos o primeiro voo na Azores Airlines com menos 51 kg de papel a bordo, apenas suportado pelo sistema digital Electronic Flight Bag. Passámos a voar mais leves, imprimimos menos, consumimos menos fuel, emitimos menos carbono para a atmosfera.
Abril |




Em abril, o tráfego desperta com as férias da Páscoa. E porque as tradições ainda são o que eram, voltámos a oferecer o nosso tradicional ovinho de chocolate a bordo.
Um pouco mais tarde, a 25 de abril, assinalámos os 40 anos de vida do Aeródromo do Pico. E foi bom recordar as gerações que por lá passaram, naquela que é hoje uma das infraestruturas geridas pela equipa da SATA Gestão de Aeródromos.
Maio |

Três novidades comerciais ocorrem por esta altura. O lançamento da nova aplicação para responder à necessidade de concentrar num único lugar toda a informação que pode interessar a quem viaja nas nossas companhias aéreas. É a APP da SATA Azores Airlines.
Mais uma parceria em acordo interline, desta vez com a Air Transat, o que tornou visível e possível a reserva de voos na Azores Airlines e SATA Air Açores para passageiros que se encontram no site da Air Transat. É mais um meio de divulgação da nossa oferta e um mais fácil acesso aos nossos destinos.
Iniciámos um périplo por Lisboa e Porto, que se seguiu ao primeiro, realizado em Ponta Delgada, no final de 2021, para incentivar os agentes transitários a darem um passo em frente na utilização massiva de processos desmaterializados como, por exemplo, a adoção transversal da carta de porte eletrónica (e-AWB). Com apoio da IATA, da Champ Cargosysthem e da MAEIL,IS Engeneering tomámos a dianteira para demonstrar aos nossos parceiros o quão importante pode ser a transformação digital da atividade. Por fim, mais próximo do final do mês, recebemos uma comitiva de jornalistas luso-canadianos e luso-americanos em nossa casa. Com o fim das restrições impostas pela pandemia, o encontro com o Presidente do Grupo SATA, há muito desejado, foi finalmente concretizado.
Junho |






A 1 de junho, demos asas às crianças que estão aos cuidados do Lar da Mãe de Deus e que voaram pela primeira vez a pretexto de um encontro surpresa com o Oceanário de Lisboa. A 4 de junho, foi a vez dos alunos da Escola Básica de Matriz, que viajaram, também pela primeira vez, rumo à ilha de Santa Maria. Assim assinalámos o Dia Internacional da Criança.
Foi também altura de acolher as primeiras ligações entre Nova Iorque e Ponta Delgada e entre Nova Iorque e a ilha Terceira. Momentos assinalados com a oferta de mimos tradicionais a bordo e de um certificado de voo inaugural. A 6 de junho, não quisemos deixar de celebrar com os nossos passageiros o Dia da Região Autónoma dos Açores. A típica Massa Sovada e o Arroz-Doce surpreenderam nos voos domésticos da Azores Airlines. Nas redes sociais, fizemos por assinalar as datas mais marcantes do calendário. O Dia do Pai, da Mãe, do Tripulante de Cabine, do Piloto, da Mulher, da Aviação Civil, da Felicidade, entre tantos outros. Em cada uma destas ocasiões, e o mais possível, os nossos funcionários posam para as nossas fotografias, imortalizam o momento, deixam no ar a sua boa disposição e uma presença que nos enriquece e da qual todos nos orgulhamos.
Internamente, foi o mês em que foi formalmente aprovado o Plano de Reestruturação do Grupo SATA pela Comissão Europeia. Uma notícia aguardada com expectativa. Tendo em conta o interesse que o tema sempre despertou, foram concretizados momentos de comunicação internos e externos, por entre os quais, a apresentação do plano aprovado aos Líderes Parlamentares por Luís Rodrigues, seguida da organização de momentos de comunicação interna e externa.
Mais adiante no mês, celebrámos com os nossos passageiros, os 75 anos de atividade comercial da SATA Air Açores, com direito a bolo de aniversário para todos os que desembarcaram do voo entre São Miguel e Santa Maria, em referência à primeira ligação realizada pela companhia aérea, no ano de 1947. Ao resto do dia, e em todos os percursos da SATA Air Açores, reavivámos um gesto de cortesia de outros tempos e do qual muitos passageiros se recordam: a oferta de um rebuçado durante a viagem.
No final do mês, registávamos uma recuperação de 57,2% relativamente ao tráfego do ano anterior. E o verão ainda mal tinha começado. O otimismo está no ar!
Julho |


Não contávamos encontrar tamanhos constrangimentos nos diversos aeroportos, no pós-pandemia. Mas a realidade superou a imaginação. Não cancelámos voos a exemplo de outros e mantivemos a operação a bom ritmo. Nos Açores, a SATA Air Açores reforçou os seus voos inter-ilhas e a capacidade no transporte de carga. O verão esteve animado no ar e em terra, como nunca havia sido.
Foi em julho, que assinámos mais um compromisso com a IATA para levar a cabo um Programa de Gestão Ambiental transversal a toda a organização. O IEnVa (Environmental Assessment Program) foi assumido na mais ampla dimensão. Os objetivos de sustentabilidade ambiental serão para alcançar por toda a organização. Passos simultâneos foram sendo dados pela área de Governance e Compliance Legal, que prepara revisões de alguns documentos que devem servir de guia em temas delicados como “Ética e Conduta, Não Discriminação e Combate ao Assédio” ou as nossas políticas corporativas em relação aos “Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão”.
Agosto |





Em agosto, conferimos o que já suspeitávamos. Chegámos mais cedo à marca de 1 milhão de passageiros transportados no conjunto do Grupo SATA. Ultrapassámos os registos pré-pandemia, o que nos distinguiu no setor. Publicámos mais um documento estruturante relevante: a nossa Política de Sustentabilidade, que passa a ser um guia para a atuação nos próximos anos.
No final do mês, realizámos a cerimónia de integração da nova unidade Bombardier Q400 na frota da SATA Air Açores, aeronave que integrou a operação aérea a 1 de agosto de 2022. Terminaremos o mês mais intenso do verão a preparar o regresso às aulas e com o foco comercial colocado na época baixa que se aproxima. Retomámos a oferta de franquia adicional para os estudantes que preparam o regresso às aulas e estendemos o mesmo benefício aos professores deslocados.
Setembro |






Em setembro juntámo-nos às primeiras companhias aéreas que compõem a Aviation Carbon Free Aliance da União Europeia e que tem o desígnio de diminuir as emissões de carbono para a atmosfera até 2030 e de as debelar até 2050. Não é uma tarefa que se possa conquistar isoladamente e, por isso, acompanhámos todas as movimentações que ocorram no domínio da sustentabilidade.
E porque o trabalho a desenvolver em prol da sustentabilidade ambiental não se limita ao controle das emissões de carbono, juntámo-nos, em setembro, à iniciativa “Fly without Fins” desenvolvida pela Sharks Guardian e, um pouco mais tarde, em novembro, à “Transport Taskforce”, mais conhecida pela Declaração do Palácio de Buckingham, um projeto que envolve a United for Wildlife, que procura colaboração em matéria de controle e maior vigilância no que respeita ao comércio ilegal de animais selvagens ou práticas que possam comprometer o bem-estar da vida selvagem.
Com o inverno a chegar, demos início a campanhas promocionais para os destinos que sabemos vir a operar o ano inteiro. Paris e Nova Iorque foram disso exemplo.
Outubro |






















12 de outubro ficará marcado na história da Azores Airlines – e gravado na memória de muitos apaixonados pelo mundo das máquinas voadoras. Nunca o aeródromo de Ponte de Sor tinha visto pousar um Airbus A320. A passagem baixa, aterragem e descolagem foram momentos sensacionais. Uma surpresa para os apaixonados pela aviação e para deleite de muitos spotters que nos acompanham ao longo do tempo.
Pela mesma altura, em Portugal, a ERA (European Regional Airlines Association) realizava o seu primeiro encontro anual pós-pandemia. Luís Rodrigues, Presidente do Grupo SATA, foi um dos oradores convidados.
Verão como inverno, somos auditados. Desta feita, o mês de outubro foi tempo de auditoria da APCER para a equipa das Operações Terrestres. O empenho com que abraçaram o desafio valeu-lhes um reconhecimento público, neste mesmo mês, com a atribuição do Prémio José Carlos Dâmaso pelas mãos da Agência Portuguesa da Qualidade. (APQ).
Não fechamos o capítulo de outubro sem antes ter realizado o primeiro voo com combustível SAF (Combustível Sustentável para a Aviação), em projeto abraçado em conjunto com a Galp, a NESTE e com a Carlyle Aviation. Foi mais um passo dado no sentido de nos lançar naquele que será o futuro da aviação.
Fora do arquipélago, mas próximo da comunidade açoriana emigrada, Luís Rodrigues participa em encontros promovidos em Toronto e Montreal, para partilhar informação sobre a atividade das companhias aéreas que mais têm contribuído para reaproximar as famílias e os amigos afastados pelo imenso Atlântico.
No final do mês, voltámos a olhar para o calendário das celebrações importantes para oferecer o último batismo de voo do ano a algumas utentes do Centro Paroquial e Social da Nossa Senhora de Oliveira da Fajã de Cima. O dia ficou marcado pela emoção do voo e pela oportunidade de conhecerem, ao vivo, quem dá vida aos programas de televisão que ajudam a passar os dias. Proporcionámos uma experiência única, naquele que se convencionou ser o Dia do Idoso. Voar é o nosso trabalho. Oferecer as nossas asas a quem nunca teve esta sorte, é bem mais do que isso. É uma honra e um privilégio. E assim entrámos em novembro.
Novembro |

Aderimos à iniciativa 25by2025 lançada pela IATA (Internacional Air Transport Association). Significa que queremos cooperar na defesa da diversidade de género na indústria da aviação, em particular, no acesso a cargos executivos e outros de relevância no sector da aviação.
A Azores Airlines atinge, pela primeira vez na sua história, a marca de 1 milhão de passageiros transportados num só ano. E esse ano foi o de 2022. Para marcar o feliz acontecimento, Luís Rodrigues, Presidente do Grupo SATA, entregou, em mãos, um boarding pass para um destino à escolha do passageiro 1 milhão.
Dezembro |









Fomos a primeira empresa açoriana a aderir à Associação Grace – Empresas Responsáveis e em dezembro fizemos parte do núcleo de empresas fundadoras do Cluster Grace Açores. Tratou-se da concretização de um processo desenvolvido ao longo de 2022, e que tem como objetivo a construção de um Cluster de empresas que se associam na busca de soluções práticas para o crescimento sustentável do tecido empresarial e industrial da região. Foi também em dezembro que cooperámos com a APAVT na concretização do seu 47º congresso, que reuniu, em São Miguel, mais de seiscentos agentes de viagens de todo o país, parceiros de negócio essenciais no desenvolvimento da nossa atividade. Foi igualmente no último mês de 2022 que a Azores Airlines integrou a ERA (European Regions Airline Association), uma associação sem fins lucrativos, que representa e defende os interesses das companhias aéreas europeias associadas e da qual a SATA Air Açores já faz parte, há muitos anos.
Fizemos por terminar o ano com melhor espírito de Natal, organizámos, em conjunto com as escalas SATA, convívios internos de Natal em todas as ilhas, um périplo de reencontros que Luís Rodrigues, presidente do Grupo SATA, fez por acompanhar e marcar presença. Aproveitámos as oportunidades para colocar em marcha ações de recolha de brinquedos e de bens necessários para oferecer a quem mais precisa.
Em terra, juntaram-se as vontades das equipas de Marketing e de Handling da SATA Air Açores para tornar possível o desembarque simulado do Pai Natal, que veio para surpreender meninos e meninas, com idades compreendidas dos 3 aos 10 anos, em visita à escala da Ilha Terceira, logo no início do mês de dezembro.
Para os passageiros que escolheram as rotas domésticas da Azores Airlines nos dias 24 e 25 de dezembro, oferecemos o famoso Bolo de Natal de Frutas, uma iguaria que se apresenta à mesa de muitas famílias açorianas.
A pensar nos que querem viajar mais em 2023, as companhias aéreas anteciparam campanhas especiais para os que preferem usufruir dos diferentes destinos nos meses mais tranquilos do ano. Existiram promoções especiais nos voos de Nova Iorque para Lisboa e Porto; de Toronto para Paris ou de Toronto para Lisboa e Porto. Combinações diferentes do habitual e destinadas aos que pretendem cruzar o Atlântico e chegar à Europa ou aos Estados Unidos, via Açores.
E assim encerrámos o capítulo de 2022. É então tempo de agradecer a fidelidade dos que nos acompanharam em todas estas viagens. Muito obrigado. Feliz Ano Novo!