Acompanhe a viagem da sua bagagem de porão

Quando viaja, deixa connosco a bagagem que não precisa de ter à mão, colocando-a na passadeira que se encontra no balcão de check-in do aeroporto. Embarca para o seu voo, senta-se confortavelmente na sua cadeira. Mas, entretanto, sabe que percurso fizeram as suas malas assim que saíram do seu ângulo de visão e onde viajam?

Antes de mais, para que a sua bagagem possa seguir viagem, deverá em primeira instância ser registada, pesada e devidamente etiquetada. Em adição às informações que coloca em casa ou no seu alojamento na mala, a etiqueta que colocamos durante o processo de check-in contém informações que determinam o seu percurso e o seu tratamento. Para além disso, em caso de extravio, a informação contida na etiqueta da bagagem torna muito mais fácil o rastreamento.

Depois de colocada na passadeira do balcão de check-in, a sua mala deixa de estar no seu campo de visão, seguindo para os “bastidores” do aeroporto.

Antes de chegarem ao avião, todas as bagagens são sujeitas a procedimentos de vistoria. O primeiro procedimento associado à bagagem de porão é uma triagem automatizada por raio-X que analisa os conteúdos. Caso seja detetado algum objeto ou composto suspeito, a mala passa para uma segunda fase da segurança, onde são analisadas as imagens.

Caso se tenha confirmado que tudo está em conformidade, as bagagens seguem pela passadeira que eletronicamente separa e encaminha as malas para o sítio correto, de acordo com a sua etiquetagem.

As malas dos passageiros com prioridade ou que viajam em Classe Executiva, por exemplo, são colocadas por último, uma vez que estes serão os primeiros a desembarcar e, portanto, a recolhê-las.

Depois deste percurso, e assim que os contentores de bagagem estejam completos, os operadores de rampa emparelham-nos com um pequeno camião que leva toda a carga até ao avião. É por isso recomendado que a sua bagagem seja suficientemente rígida, resistente e bem-acondicionada, de modo a prevenir eventuais danos resultantes do normal manuseamento e do contacto com as restantes bagagens.

Por fim, todas as bagagens são colocadas pelos operadores de rampa, manualmente ou com a ajuda de passadeiras, no porão da aeronave. No caso das aeronaves maiores, as malas viajam dentro dos contentores onde já estavam, mas viajam individualmente nas aeronaves com menos capacidade de carga.

Na chegada ao destino, as bagagens são descarregadas seguindo o mesmo procedimento, embora inverso, e disponibilizadas nas passadeiras que se encontram na sala de desembarque do aeroporto, onde os passageiros poderão finalmente levantá-las.

Gostou de acompanhar a viagem da sua bagagem de porão? Recomendamos que complemente a leitura deste post com as informações que se encontram no nosso site.

2 Comments Add yours

  1. Ed Cavaco diz:

    Zoa muito bem, assim seja.

  2. Caro Ed Cavaco,

    Agradecemos o seu comentário.

    Atentamente,
    A equipa SATA Azores Airlines

Deixe o seu comentário | Leave a reply