Dicas para viagens formidáveis em época baixa nos Açores #1

Inspire. Expire. Esqueça, por momentos, o bulício do seu dia a dia, o stress do trabalho, a agitação que o estimula, mas que ao mesmo tempo o esgota, e imagine-se a desfrutar da tranquilidade e do silêncio que umas ilhas mágicas plantadas no meio do Oceano Atlântico têm para lhe oferecer. Gostou da ideia?

Sabemos que deseja muito mais para as suas férias do que uma visita estereotipada a um destino. Como o compreendemos… São as experiências inesquecíveis que procura, encontrar pessoas genuínas, explorar uma natureza primitiva, sentir-se verdadeiramente renovado com o cheiro a maresia.

Temos o prazer de o informar que estas ilhas – os Açores – não estão assim tão longe e que podemos levá-lo confortavelmente até elas, sempre que quiser. Até porque aqui há sempre algo para ver ou fazer, em qualquer altura.

Todas as épocas do ano são boas para visitar os Açores. Durante os meses de verão, admirar as lagoas e paisagens nos dias luminosos, estender-se nas inúmeras praias de areia negra ou de areia dourada – no caso da ilha de Santa Maria -, desfrutar das zonas balneares no meio das rochas basálticas ou mergulhar nas águas límpidas e bem mais quentes do que em zonas da mesma latitude na Europa Ocidental, muito devido à corrente quente do Golfo do México que se alastra até aos Açores, podem ser as atividades mais apetecidas.

No entanto, nos dias menos soalheiros, as inúmeras experiências que os Açores oferecem e, sobretudo, as suas luxuriantes paisagens, ganham uma imponência inexplicável e uma mística que só se entende in loco. Parece que as misteriosas lendas que aqui se contam ganham vida quando o tempo está cinzento.

Uma atividade de cicloturismo, de BTT ou um simples passeio num dos trilhos da vasta rede que encontra nos Açores muitas vezes são brindados pela chamada “chuva miudinha”, tão típica durante quase todo o ano e que confere um agradável cheiro a terra molhada e um inesperado refrescar do corpo cansado.  

E, se lhe parecer desagradável um dia de chuva durante as férias, não se esqueça que o clima muitas vezes chuvoso destas ilhas lhes confere a natureza luxuriante que brinda a sua vista a cada local que visita e cria oportunidades inesperadas.

Um banho relaxante nas águas quentes do Parque Terra Nostra, na Poça da Dona Beija, nas Termas da Ferraria, na Caldeira Velha (ilha de São Miguel), ou no Carapacho (ilha Graciosa) ganha uma ambiência única com o vapor libertado pela água quente e a chuva que escorre por entre os ramos das árvores.

Como nos Açores as temperaturas do ar e da água são amenas todo o ano, encontrará com muita facilidade oportunidades para realizar uma panóplia de atividades de aventura e de natureza, com a vantagem de encontrar ainda menos turistas do que será de esperar na época alta. Ademais, os custos associados aos voos, alojamentos e atividades poderão ser significativamente mais baixos.

Outra vantagem da época baixa será poder desfrutar das confortáveis estâncias hoteleiras e alojamentos locais e deliciar-se com a gastronomia local nos restaurantes mais afamados que, nesta altura, estão bastante menos concorridos.

Esta rica gastronomia, esta ampla oferta de alojamento, estas paisagens de cortar a respiração ou estes banhos em águas termais nos mais belos cenários naturais levam-nos ainda a afirmar que os Açores são uma excelente escolha para quem deseja viver momentos românticos. Não tenha dúvidas de que estas ilhas também são capazes de proporcionar maravilhosos e inesquecíveis momentos a dois!

Para viajar nesta época baixa, deixamos ainda a dica de que poderá saber, previamente, como está o tempo nos locais que pretende visitar através da aplicação SpotAzores, que tem câmaras colocadas em vários pontos das ilhas, e planear as suas atividades em conformidade.

Sempre que quiser, passe da imaginação à ação e voe para este paraíso atlântico. Esperamos por si!

Deixe o seu comentário | Leave a reply