7 coisas que talvez não saiba sobre o Grupo SATA

É nosso passageiro frequente, spotter, um entusiasta da aviação que sempre nos acompanhou ou alguém que gosta de se manter informado e de cultivar a sua cultura geral? Convidamo-lo a ler 7 coisas que talvez não saiba sobre o Grupo SATA e a conferir se, ao longo da nossa história e da nossa atividade, algum pormenor lhe possa ter escapado.

1 – A SATA surgiu, em 1941, no seguimento do sonho de quatro visionários – Vasco e José Bensaúde, Augusto Arruda, Augusto Soares de Albergaria e Albano de Freitas da Silva Oliveira – que não baixaram braços enquanto não contribuíram grandemente para diminuir os efeitos da insularidade do arquipélago dos Açores.

2 – O primeiro voo comercial da SATA realizou-se a 15 de junho de 1947 entre as ilhas de São Miguel e Santa Maria, numa aeronave Beechcraft UC-45B Expeditor, pilotado pelo Comandante Marciano Bonucci Veiga, capitão-aviador, primeiro piloto e diretor técnico da Companhia.

3 – Os voos da SATA passaram a ter assistentes de bordo no ano de 1968. O espírito açoriano do serviço SATA chegou então aos céus com a disponibilidade e simpatia das primeiras assistentes de bordo que, nesta altura, não podiam casar.

4 – Durante a década de 80, a SATA oferecia rebuçados, os conhecidos “flocos de neve”, em todos os seus voos, para adocicar o palato dos seus passageiros e tornar a sua viagem mais agradável, ajudando-os a diminuir o eventual desconforto nos ouvidos causado pelas oscilações de pressão.

5 – A SATA tem um programa destinado a todas as pessoas que têm medo de voar. Se sofre de aerofobia (fobia de voo) ou experimenta uma sensação de desconforto sempre que um avião descola, então será certamente um bom candidato ao SATA Happy Flyer!

Se está interessado em saber mais acerca deste programa destinado a trazer mais conforto e felicidade aos nossos passageiros, contacte por favor o nosso Call Center (+351) 296 209 720 e deixe os seus dados pessoais que entraremos em contacto consigo no mais curto espaço de tempo; ou contacte-nos via e-mail para happyflyer@sata.pt e descreva-nos a sua situação.

6 – Ter um ar limpo dentro das cabines dos nossos aviões é, desde sempre, um requisito essencial. O ar que respira dentro de uma das nossas aeronaves satisfaz uma série de padrões muito rigorosos, sendo renovado a cada 3 minutos (mais de 20 vezes por hora) e filtrado por um sistema de reciclagem vertical de alta eficiência. O ar flui de forma vertical, sendo impelido por cima da cabeça dos passageiros e expelido por baixo dos pés, o que forma uma barreira protetora entre passageiros sentados à frente um do outro. Este sistema utiliza filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air), idênticos aos utilizados nos blocos operatórios dos hospitais, que removem mais de 99,9% das partículas, vírus e bactérias, incluindo o coronavírus.

7 – A marca SATA foi distinguida com o prémio Platinum A’ Design, que distingue projetos que atingiram o nível de excelência em design. A imagem da SATA, assente no elemento gráfico do BIA, um pássaro-sítio que representa a união das 9 ilhas dos Açores, foi eleita com este prémio internacional em que estiveram envolvidos 78 países, 74 categorias e um júri internacional de 50 especialistas em design.

2 Comments Add yours

  1. Carlos diz:

    Sou spoter aqui na terceira. Moro em Angra e venho de propósito ver essas máquinas a aterrar e descolar. Tenham sempre bons vôos. Abraço

  2. Caro Carlos,

    Muito obrigado pelo seu comentário e pelos bons desejos!

    Atentamente,
    SATA Azores Airlines

Deixe o seu comentário | Leave a reply