A Chefe de Cabine responde #2

Muitas pessoas sonham, desde pequenas, com esta carismática profissão. Que formação específica e que atributos são necessários para ser Assistente de Bordo?

Ser Assistente de Bordo pode ser aliciante para muitos, pois possibilita viagens um pouco por todo o mundo, conhecer pessoas novas todos os dias e não seguir a rotina que acarreta a maioria das profissões. No entanto, ser Assistente de Bordo é muito mais do que isso. Esta profissão é bastante exigente, envolvendo funções e responsabilidades que, muitas vezes, não são consideradas pelo público.

Trabalhar como Assistente de Bordo implica conhecer e seguir meticulosamente todas as normas de segurança durante um voo, salvaguardar a segurança e o bem-estar dos passageiros em qualquer ocasião, bem como gerir eventuais anomalias a bordo e situações de emergência.

Ter gosto em lidar com o público, ter boa postura, ser responsável, paciente, comunicativo e simpático são requisitos essenciais nesta profissão, que promovem a garantia da qualidade do serviço prestado pela companhia aérea.

Para além disso, há que estar preparado para trabalhar em diferentes fusos horários, ter o 12º ano completo ou equivalente reconhecido pelo estado português e saber outros idiomas, principalmente a língua inglesa, um requisito muito comum nas profissões do mundo da aviação.

O Curso Inicial de Tripulante de Cabine, disponível através de várias entidades, como o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, poderá ser realizado antes ou depois da entrada na companhia, de acordo com as necessidades específicas de cada processo de recrutamento.

Este post contou com a colaboração das Chefes de Cabine Marlene Garcia, da SATA Air Açores, e Isabel Ribeiro, da Azores Airlines.

Deixe o seu comentário | Leave a reply