A Chefe de Cabine responde #1

Desde sempre existiu um certo fascínio pelo trabalho dos Assistentes de Bordo. A forma como parecem estar num sítio e logo a seguir noutro diferente, a sua aparência cuidada, emoldurada pela elegante farda da sua companhia e acompanhada pelo característico trolley, fascinam meio mundo.

Pedimos a colaboração das Chefes de Cabine Marlene Garcia, da SATA Air Açores, e Isabel Ribeiro, da Azores Airlines, para contar um pouco sobre os segredos e o dia-a-dia desta fascinante e carismática profissão, na nova rubrica do blogue “A Chefe de Cabine responde”.

Aqui segue a primeira pergunta.

Como é que as tripulações conseguem parecer tão bem ao fim de tantas horas de voo, todos os dias?

O descanso antes do voo é essencial, mas a hidratação não é menos importante.

O ar no interior da cabine é tendencialmente mais seco, pelo que o uso de um bom hidratante antes da maquilhagem é fundamental para garantir que a pele fique saudável e com bom aspeto. Um dos principais segredos para uma pele bonita após horas de exposição a um ambiente artificial é uma boa limpeza diária com um tónico, uma água micelar ou um leite de limpeza. O passo seguinte é, novamente, hidratar a pele.

Para além disso, a água é a melhor aliada das Assistentes de Bordo. A abundante hidratação diária do organismo, complementada com uma alimentação equilibrada e variada, ajuda a manter o equilíbrio nos constantes horários irregulares.

Mas as Assistentes de Bordo têm outro segredo para manter a boa aparência durante a sua jornada de trabalho: fazem-se sempre acompanhar de um artigo essencial a que chamam de “caixinha mágica”, que contém produtos de maquilhagem para os retoques que possam vir a ser necessários.

Quanto ao cabelo, o Regulamento de Fardamento do Grupo SATA refere que o cabelo com comprimento acima dos ombros poderá ser usado solto. Caso contrário, deverá sempre ser apanhado.

Existem muitas ideias para penteados, mas a sua execução exige prática e alguma habilidade. Os penteados simples, que se consiga facilmente ajeitar ou refazer, quando necessário, são preferenciais. Uma espuma com alguma fixação ou uma laca também podem ajudar a manter o cabelo arranjado.

Para manter o cabelo com um aspeto saudável, sobretudo quando está muitas horas exposto a ambientes secos e/ou artificiais, é necessário hidratá-lo regularmente com máscaras e séruns.

| Este artigo contou com a colaboração da Chefe de Cabine da SATA Air Açores Marlene Garcia (à esquerda na foto) e da Chefe de Cabine da Azores Airlines Isabel Ribeiro (à direita na foto).

2 Comments Add yours

  1. Joao Baptista diz:

    Sera preciso test negative para viajar para PORTUGAL ou as vacinas sao suficientes

  2. Exmo. Sr. João Baptista,

    Disponibilizamos informação atualizada acerca das restrições e procedimentos obrigatórios para entrada nos nossos destinos no nosso website. Para consultar, por favor aceda ao seguinte link: https://www.azoresairlines.pt/pt-pt/procedimentos-obrigatorios-para-entrada-nos-destinos

    Para informações adicionais, envie um email para info@sata.pt ou contacte o nosso Contact Center através do número de telefone (+351) 296 209 720.

    Atenciosamente,
    A equipa azoresairlinesblog.com

Deixe o seu comentário | Leave a reply