Vamos sobrevoar o ano de 2021?
Nada melhor do que começar um novo ano a recordar o melhor que o ano que terminou nos deixou.
As nossas conquistas, muito fruto do nosso trabalho; as alegrias, trazidas pelos nossos passageiros; as boas coisas que deixamos semeadas e que contamos poder ver a florescer, em 2022.
Faça connosco uma última “viagem” pelo ano de 2021 e aproveite para descobrir algumas novidades que possam ter passado despercebidas.
O ANO COMEÇOU BEM: DOIS VOOS PARA DESTINOS DISTANTES E DOIS RECORDES ALCANÇADOS

Pela mão do fabricante Airbus, a Azores Airlines viu os seus feitos reconhecidos duas vezes, no mesmo ano. O álbum de vida da companhia aérea assinalou o voo Lisboa/Bogotá como sendo o voo de duração mais longa jamais percorrido em Airbus A321 LR e o voo entre Oakland e a Ilha Terceira, como sendo a maior distância percorrida neste tipo de equipamento. Não voamos com o propósito de quebrar recordes, mas quando isso acontece é motivo de imenso orgulho para as nossas equipas. E se quisermos reviver o momento, podemos sempre fazer uma escala até ao site da CFM International, que nos honrou com este conteúdo.
MAIS TECNOLÓGICOS, MELHOR AMBIENTE

Se é aficionado da aviação, da inovação e preocupado com o meio ambiente, então vai gostar de saber que em 2021 concluímos a implementação de programas assentes em tecnologia digital e que isso tem feito com que alcancemos maior eficiência e redução de consumo, de emissões e utilização de recursos. Programas como o Integrated Quality and Safety Management System (ferramenta usada para assegurar a gestão da informação relativa à segurança da operação aérea e à sua conformidade); o Forecast Zero Fuel Weight, que nos permite antecipar melhor a quantidade de fuel necessária para cada voo, tendo em conta o peso estimado à descolagem, aos quais se junta, a conclusão do Eletronic Flight Bag na operação da Azores Airlines que, agora, e à semelhança da SATA Air Açores, tem todos os processos relativos ao voo assegurados por meio de uma plataforma digital. Chegamos ao final do ano mais eficientes e mais amigos do ambiente.
MAIS ATENTOS E ALERTA: ANTES DO TRÁFEGO DESPERTAR JÁ ESTÁVAMOS A POSTOS
Para preparar o verão e a maior afluência de passageiros, implementámos em algumas escalas uma porta de embarque móvel que permite o reforço do serviço, acrescida de uma ferramenta adicional, que veio garantir a realização de check-in, mesmo quando o nosso staff necessita de estar em movimento. O Airport Companion e o Mobile Gate foram as novidades de 2021, apresentadas pelo serviço de Handling da SATA.
EMPENHADOS EM ALCANÇAR MAIOR EFICIÊNCIA EM TODOS OS PONTOS DA OPERAÇÃO AÉREA

A ferramenta foi implementada em 2021 e dá pelo nome de Baggage Reconciliation System. Permite identificar rapidamente a bagagem a ser retirada do porão quer por chegada tardia do passageiro ou por outro motivo qualquer. São muitos os detalhes da operação aérea que podem concorrer para prestar um serviço mais eficiente. E este é mais uma boa ajuda para o cumprimento do objetivo de pontualidade a que nos propusemos.
JÁ PODEMOS FALAR DE PONTUALIDADE!

Continuámos a melhoria neste domínio também. Antes do final do primeiro semestre muitos foram os dias em que a pontualidade registada em ambas as companhias aéreas do Grupo SATA foi de 100%. E no pico do verão, mantivemos uma taxa de pontualidade de 91%. É caso para dizer que em 2021 tivemos mais do que um motivo para celebrar por alcançarmos mais este marco histórico.
MAIS ESCOLHA PARA QUEM GOSTA DE PLANEAR COM DETALHE
Até aqui acedíamos ao site da SATA Azores Airlines e reservávamos a nossa viagem. Agora temos a possibilidade de escolher um conjunto cada vez mais aliciante de serviços. E se não acompanhou de perto estas mudanças, saiba que quando reserva connosco, tem acesso a um conjunto de serviços extra dos quais pode tirar partido a preços de ocasião. Significa que a aquisição de viagens em classe superior; o acesso ao Lounge da Business Class; a possibilidade de viajar com um lugar vazio ao seu lado, são sugestões que passaram a estar associadas ao seu processo de reserva, sem ter de ser Passageiro Frequente ou de ter adquirido, à partida, um bilhete em classe superior. Em suma, trata-se de acompanhar a cada instante o desejo de cada um e, acima de tudo, sugerir boas oportunidades, sempre que estas surjam.
FOMOS MAIS COMUNICATIVOS E CRIÁMOS MAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Estabelecemos mais contactos diretos com os nossos passageiros, quer através de telefone, de email ou através de chat virtual. Enviámos notificações sempre que se alteraram os planos de viagens ou os horários dos nossos voos; criámos uma plataforma digital que nos permite resolver questões como os reembolsos ou outros processos mais complexos. Por fim, e por saber que os passageiros merecem respostas atempadas às suas dúvidas, fizemos nascer o BIA, o assistente virtual que vive no nosso site e que dá resposta pronta, em tempo real.
PERGUNTÁMOS AOS NOSSOS PASSAGEIROS O QUE PENSAM DOS NOSSOS SERVIÇOS E AGIMOS PARA OS MELHORAR

No fim de cada voo pedimos a opinião aos nossos passageiros acerca da sua experiência. De 1 a 10 quanto recomendaria a nossa companhia aérea a um familiar ou a um amigo? E as respostas surgiram com comentários adicionais. Os resultados foram melhorando ao longo do tempo e com estes aumenta a satisfação do cliente. A métrica tem o nome de NPS (Net Promoting Score) e é frequentemente usada para avaliar as companhias aéreas e deixou-nos a terminar o ano com uma pontuação acima da média das companhias aéreas do resto do mundo. Há sempre margem para melhoria e continua a haver caminho para trilhar, mas é certo que conhecemos melhor o que esperam de nós os que nos escolhem para viajar.
CONTINUÁMOS A AUMENTAR A CONECTIVIDADE DOS AÇORES
Insistimos em criar mais pontes aéreas. Os caminhos que vão ter aos Açores permitem reforçar a conectividade do Arquipélago. E isso importa. Relançamos a rota Paris/Ponta Delgada e contámos com a colaboração dos parceiros que sempre voaram connosco. E foi uma missão muito bem-sucedida. O mercado francês deixou-se seduzir pelos encantos do Arquipélago.
CELEBRÁMOS 80 ANOS DE FUNDAÇÃO. A NOSSA LONGEVIDADE É UM BEM PRECIOSO E ACARINHADO

O ano de 2021 foi o ano em que celebrámos 80 anos de fundação. Começámos por confiar o acervo documental do Grupo SATA a quem tem competência para o classificar e conservar. Garantimos assim a sua preservação e a possibilidade de consulta futura. Lançámos um desafio a todos os nossos passageiros, parceiros e amigos. Em resultado do convite, compilámos e publicámos um conjunto de histórias que estão a dar mais colorido à nossa história coletiva. À volta da efeméride, criámos passatempos e conteúdos animados com dança, música e a boa disposição dos nossos trabalhadores.
NO VERÃO DE 2021 ATINGIMOS UM RECORDE DE PASSAGEIROS TRANSPORTADOS

No pico do verão de 2021 estávamos a transportar nas duas companhias aéreas o mesmo número de passageiros que no ano pré-pandémico de 2019. E a tendência crescente manteve-se até que, em outubro, tivemos a felicidade de vivenciar o melhor desempenho de sempre, com mais 2.200 passageiros transportados do que nos melhores anos de que há registo. Uma marca positiva e inesperada, num ano que em que se voltou a prever uma quebra muito expressiva do tráfego.
DEMOS AS BOAS-VINDAS AO NOSSO “PEACEFUL”

A entrada de uma nova aeronave ao serviço da companhia aérea é sempre um momento emocionante. Emocionante porque indica que se concluiu com sucesso um processo complexo e exigente, em particular, para as áreas operacionais. Emocionante também porque o primeiro voo de um novo avião é sempre muito bonito de se ver e de se fotografar. E, como é hábito, os nossos fotógrafos mais aficionados lá estiveram para registar momentos que enriquecem a história da Azores Airlines.
JUNTÁMOS AGENTES TRANSITÁRIOS PARA FALAR SOBRE A DIGITALIZAÇÃO DA CARGA AÉREA

A transposição de processos manuais para processamento da carga por via digital é um passo que tem enorme impacto na eficiência de todo o processo de gestão do transporte de carga. E foi isso que vieram explicar os responsáveis pela área na SATA Cargo com a colaboração de especialistas da IATA, da MAEIL e da CHAMP, convidados a participar no encontro. Na SATA Air Açores, cerca de 93% das cartas de porte emitidas já são em formato digital e, na Azores Airlines, 87% das cartas são processadas por meio digital. Face a este contexto, as companhias aéreas estão bem posicionadas para explicar aos agentes transitários os benefícios reais que a transição para o formato eletrónico tem para todos os envolvidos.
CELEBRÁMOS COM OS NOSSOS PASSAGEIROS A ÉPOCA MAIS LUMINOSA DO ANO

A bordo e em terra foram vários os momentos de animação criados que tiveram como único objetivo descontrair e agradecer todos os que continuam a voar connosco e que nos têm permitido ultrapassar as dificuldades ao longo deste período que tem sido tão desafiante para todos os que fazem das viagens dos outros, o seu trabalho e a sua missão.
TERMINÁMOS O ANO A ABRIR CAMINHOS PARA O NOSSO FUTURO

Reassumimos o compromisso com o Arquipélago dos Açores através da Cartilha da Sustentabilidade. Através da Cartilha, é pretendido envolver diversos setores de atividade e da sociedade com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Passámos também à condição de associados da Grace, uma associação empresarial de utilidade pública que atua nas áreas da Responsabilidade Social e Sustentabilidade e que integra a rede europeia do CSR Europe. Por último, integrámos um projeto de desenvolvimento sustentável com a ERA – Associação Europeia de Companhias Aéreas Regionais. Criámos condições para que o desenvolvimento sustentável das nossas empresas vá para além das palavras e para que passemos mais depressa das melhores intenções às ações.