Curiosidades da aviação – Porque vou de autocarro até ao avião?

Muitas vezes, a sua viagem envolve um percurso de autocarro entre a porta de embarque e o avião que realizará o seu voo. Em alguns aeroportos, como é o caso do Aeroporto João Paulo II, na ilha de São Miguel, ou do Aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, o percurso é tão pequeno que provavelmente já se interrogou se não poderia simplesmente caminhar até ao avião. Nós explicamos.

A razão mais comum para ser transportado de autocarro até ao avião é o estado do tempo. Quando as condições meteorológicas não são as melhores, recorre-se – caso não existam outras alternativas como mangas ou corredores próprios – a autocarros, para evitar que os passageiros fiquem expostos à chuva e ao vento. No entanto, existe outra razão menos aparente.

Como pode prever, até nos aeroportos mais pequenos, poderão existir vários embarques e desembarques de passageiros em simultâneo e, para impedir que estes se cruzem e que se proporcionem grandes aglomerados na placa, o recurso aos autocarros é a chave.

Há aeroportos, como é o caso do Aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, em que a configuração da placa de estacionamento das aeronaves é tão peculiar que proporciona, muito mais vezes do que imagina, esta situação.

Poderia ainda acontecer, depois de ter apresentado o seu cartão de embarque junto com a sua identificação na porta de embarque, entrar no avião errado. Por outro lado, vários momentos de filtragem dos passageiros fariam com que dificilmente os voos saíssem na hora programada. E, como a pontualidade é um dos nossos maiores objetivos, não é viável evitar embarques e desembarques simultâneos, pois isto implicaria tempos de espera entre descolagens e aterragens dos vários aviões.

Da próxima vez que viajar e que tiver de fazer um percurso de autocarro até ao avião que o levará ao seu destino, já saberá o motivo. É sempre uma honra esclarecer as suas dúvidas e recebê-lo a bordo.

Viaje connosco!

Deixe o seu comentário | Leave a reply