A nossa família A321neo

A nossa missão de construir pontes atlânticas entre os Açores e o mundo é expandida e continuada nas asas da nossa nova família A321neo!

Os A321neo em convívio com os A320 na placa do Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada.
Foto de Luís Caetano

E não é por acaso. Os inovadores A321neo integram motores de última geração e dispositivos com asas de bordo Sharklet. Permitem ainda reduzir a pegada de carbono de cada passageiro em cerca de 50%, se estabelecida uma comparação com aeronaves alternativas, assim como diminuições substanciais de custo por lugar, que oscilam entre os 8 e os 21%, e um menor gasto de combustível por voo, conseguindo ganhos que vão de 16 a 21% ao nível do CO2 por quilómetro de cada passageiro.

Com todo o conforto, os nossos passageiros que neles viajam poderão aceder à rede gratuita “AirAzoreswifi” e à aplicação “Cabin Media Player”, disponível para download, antes de embarcar, na Apple Store ou no Google Play, para ver filmes, aceder a conteúdos para crianças e consultar informação útil.

A bordo dos A321neo LR, até poderão comprar pacotes de acesso à internet.

O primeiro membro da família A321neo da Azores Airlines é o A321neo de matrícula CS-TSF, com o esquema de pintura “Breathe”. Está orgulhosamente connosco desde 27 de janeiro de 2018.

A 5 de fevereiro, realizou-se a sua cerimónia de batismo, durante a qual recebeu o nome de “Marciano Veiga”, em homenagem ao comandante do primeiro voo comercial da SATA a 15 de junho de 1947, num Beechcraft UC-34B Expeditor de nome “Açor”.

O A321neo de matrícula CS-TSG, com a palavra “Wonder” pintada em todo o comprimento da fuselagem, foi o segundo A321neo a integrar a frota da Azores Airlines, a 5 de abril de 2018.

No dia 15 de outubro, realizou-se o último voo do último avião da frota A310, de nome “São Miguel”, sob os comandos do Comandante Carlos Moniz e do Oficial-Piloto Luís Brito, e batizou-se o “Wonder” de “Sete Cidades”. Foram dois momentos de grande emoção, que representam a despedia da frota A310 que tanto serviu a companhia ao longo de quase duas décadas, e o início de um ciclo de renovação com os novos e inovadores Airbus A321neo.

A 23 de maio de 2019, o novo A321neo LR chegou para abrilhantar a família! O nosso “Magical”, equipado com os eficientes motores CFM Leap-1, é o terceiro elemento a integrar a família A321neo. Tem uma impressionante autonomia de 7.400 km e ainda transporta, no caso da Azores Airlines, 190 passageiros – 16 em classe executiva e 174 em classe económica. A título de curiosidade, o A321neo LR tem mais autonomia do que qualquer outro avião de passageiros de corredor único, com um peso máximo na descolagem de 97 toneladas (comparado com as 93,5 toneladas do A321), além do acréscimo de um terceiro tanque de combustível auxiliar central.

O último a integrar a família, em novembro de 2020, foi o A321neo LR “Inspire” que surpreendeu tudo e todos ao pintar os céus de um tom especial de rosa.

Uma frota destas merece uma pintura à altura! Todos os nossos A321neo receberam um design que apela emocionalmente aos nossos destinos mágicos. Pretendendo inspirar os nossos passageiros, as palavras inscritas na sua fuselagem remetem para o universo mágico, maravilhoso e tranquilo dos Açores. “Breathe”, “Wonder”, “Magical” e “Inspire” traduzem a homenagem simbólica aos Açores que é, simultaneamente, o berço das empresas do Grupo SATA e o nosso destino por Natureza.

Valerá a pena manter-se atento aos céus!

Curioso acerca dos A321neo? Consulte o website do fabricante Airbus aqui.

Deixe o seu comentário | Leave a reply