Segredos de beleza de uma Assistente de Bordo

Conhece aquela sensação de completa exaustão depois de um voo? Mas como é que as tripulações conseguem parecer tão bem ao fim de tantas horas de voo, todos os dias? As nossas Assistentes de Bordo revelam todos os seus segredos para se manter em forma durante as suas viagens.

A hidratação

A água é a melhor aliada das Assistentes de Bordo. A abundante hidratação diária do organismo, complementada com uma alimentação equilibrada e variada, ajuda a manter o equilíbrio nos constantes horários irregulares.

Não se esqueça de beber água e/ou outros líquidos durante os seus voos para manter o seu bem-estar geral. Mantenha-se, no entanto, longe do café e de bebidas gasosas.

O cuidado da pele

Todas as Assistentes de Bordo fazem-se obrigatoriamente acompanhar de um necessaire com todos os produtos que necessitam. A profissão exige um compromisso com o cuidado da imagem ao longo de toda a carreira.

O ar no interior da cabine é tendencialmente mais seco, pelo que o uso de um bom hidratante antes da maquilhagem é fundamental. O importante é garantir que a pele fique saudável e com bom aspeto.

Não se esqueça que um dos principais segredos para uma pele bonita após horas de exposição a um ambiente artificial é uma boa limpeza diária com um tónico, uma água micelar ou um leite de limpeza. O passo seguinte é, novamente, hidratar.

O cabelo

De acordo com o Regulamento de Fardamento da companhia, o cabelo com comprimento acima dos ombros poderá ser usado solto. Caso contrário, deverá sempre ser apanhado.

Existem muitas ideias para penteados, mas a sua execução exige prática e alguma habilidade. Prefira, por isso, penteados simples que não façam com que chegue atrasado aos seus voos e que consiga facilmente ajeitar ou refazer quando necessário. Uma espuma com alguma fixação ou uma laca também podem ajudar a manter o cabelo arranjado.

Para manter o seu cabelo com um aspeto saudável, sobretudo quando está muitas horas exposto a ambientes secos e/ou artificiais, hidrate-o regularmente com máscaras e séruns.

A maquilhagem

Com o acumular de horas de voo e com as madrugadoras horas de comparência, vão-se adquirindo competências de autocuidado dignas de louvor.

Dadas as circunstâncias, o melhor conselho passa por optar pela maquilhagem mais natural, de tons nude, que se mantêm sempre apresentáveis e livres de “borrões”.

O conforto dos pés

Os sapatos das nossas Assistentes de Bordo respeitam um modelo definido no Regulamento de Fardamento e têm sempre uma elevação. Como pode calcular, por mais confortáveis que possam ser, os pés começam a dar sinais de dor e cansaço ao fim de algumas horas. Para ajudar, use meias ou collants com alguma compressão que darão algum conforto às pernas e aos próprios pés.

Os ouvidos

Os ouvidos são, muitas vezes, um problema na saúde dos tripulantes, pois as aeronaves são pressurizadas. A descompressão através da manobra de valsalva e a ingestão de muitos líquidos para ajudar a desobstruir as vias são ações fundamentais.

Boas viagens na nossa companhia!

| Este artigo contou com a colaboração da Chefe de Cabine da SATA Air Açores Marlene Garcia e da Chefe de Cabine da Azores Airlines Isabel Ribeiro.