Comer em Lisboa e no Porto

Em Portugal, já se sabe, come-se bem.
Escolher um espaço, quer em Lisboa, quer no Porto, é difícil, pois ambas as cidades apresentam boas alternativas. Há uns mais turísticos do que outros mas, ainda assim, é perfeitamente possível reunir o consenso em relação a algumas das ofertas que aqui deixamos especialmente para os nossos leitores.

LISBOA

VALENCIANA

Uma das mais conhecidas e seguras casas de Lisboa para comer um bom frango assado – com piri-piri para os apreciadores – é, sem dúvida, o Restaurante Valenciana, nos lados de Campolide. De um pequeno espaço com venda para fora, a churrasqueira foi crescendo ao longo dos anos, tornando-se uma referência na cidade. O espaço sofreu obras de ampliação que permite oferecer bastante espaço para grupos ou mesas individuais, de modo a que os clientes tenham oportunidade para o convívio ao mesmo tempo que consomem esse prato tão simples quanto retemperador que é o frango assado num churrasco. Pode ainda optar por outros pratos do menu. Aquilo que antes era apenas para os locais começa já a ter uma clientela estrangeira devidamente informada de que ali se come bem, apesar de estar afastado do habitual circuito turístico do centro histórico de Lisboa. No fundo, a Valenciana é também uma peça da história de Lisboa!

WWW.RESTAURANTEAVALENCIANA.PT

RIBADOURO

A cervejaria Ribadouro é daquelas marisqueiras lisboetas que gozam de uma reputação discreta, sem precisarem de exageros e ecuménicos, onde não há filas à porta. Convém, é claro, fazer uma reserva, mas ainda assim é possível arranjar uma mesa com relativa facilidade. Localizada a meio da Avenida da Liberdade, mais do que a localização, o local prima, é claro, pela qualidade do marisco que oferece. Aberta do meio-dia até perto da uma da madrugada, este é um ponto de encontro da cidade, seja para uma refeição antes da noite ter início, seja para uma ceia especial em boa companhia.

WWW.CERVEJARIARIBADOURO.PT

MERCADO GOURMET

LISBOA – MERCADO DA RIBEIRA – TIME OUT MARKET
PORTO – MERCADO DO BOM SUCESSO

Instalados nos antigos mercados onde antes se vendia os alimentos frescos como peixe, carne e fruta, hoje são espaços gastronómicos que misturam restaurantes e pontos de venda, atraindo muitos forasteiros e locais. Em Lisboa é no Mercado da Ribeira – Time Out Market – que podemos encontrar um espaço renovado e especialmente preparado para responder aos vários pedidos dos clientes.
Localizado na área do Cais do Sodré, perto da estação de comboios da linha de Estoril e Cascais, este local é uma alternativa segura para quem deseja várias opções gastronómicas com sabor bem local e num ambiente que também respira cultura.

No Porto pode encontrar o mesmo estilo no Mercado do Bom Sucesso, ao lado da Rotunda da Boavista, que se reúne muito do melhor que a cidade tem para oferecer a quem se quiser perder nos vários sabores em exposição.
A única dificuldade que o visitante pode enfrentar ao visitar estes espaços será encontrar espaço para se sentar – o que depende muito das horas em que faz a visita -, mas o mais difícil será sempre ter de se decidir pelo que vai comer.

WWW.TIMEOUTMARKET.COM/LISBOA

WWW.MERCADOBOMSUCESSO.PT

 

PORTO

FRANCESINHAS
CAFÉ SANTIAGO
LADO B CAFÉ

Onde é que se pode comer a melhor francesinha do Porto? Essa é a pergunta que toda a gente faz e que vale um milhão de euros. A resposta mais honesta é: depende. Depende do gosto particular do cliente, depende até da sua condição física na altura em que se senta à mesa, pois estamos a falar – isto para quem não sabe – de um prato muito peculiar.
A “Francesinha” original – para quem não sabe ainda do que estamos a falar – é um produto gastronómico que surgiu nos anos 50 na cidade do Porto, criado por um português que tinha sido emigrante em França e resolveu desenvolver a conhecida sanduíche “croque-monsieur” com mais carne e um molho picante.
É altamente calórico – ainda acrescenta como alternativa um ovo estrelado e batatas fritas -, mas que depressa se tornou num dos pratos preferidos das gentes nortenhas.
Encontrar a melhor francesinha do Porto que se adapte ao seu gosto – as variações podem encontrar-se na receita do molho e na qualidade da carne -, poderá ser uma experiência pouco recomendável para quem não tem muito tempo, já que não se recomenda que consuma uma francesinha todos os dias. Mas, se conseguir encontrar lugar num dos dois cafés que estão mesmo à frente do Coliseu do Porto, o Café Santiago e Lado B Café, terá uma boa experiência gastronómica. De resto, na cidade, não faltam outros lugares para experimentar esta especialidade local!

WWW.CAFESANTIAGO.PT

WWW.LADOBCAFE.PT