Aqui há de tudo e tudo é daqui. Tem o peixe, pois claro, já que estamos num “barco” ancorado no meio do oceano. E tem carne, da melhor que poderá comer. E há doces, bons doces, únicos. A gastronomia dos Açores é outra viagem para além da viagem feita para aqui chegar. E está à espera dos novos descobridores deste novo mundo.
COZIDO DAS FURNAS RESTAURANTE TONY’S
Um dos pratos mais famosos dos Açores é o Cozido das Furnas. Trata-se do prato típico português – que pode ser encontrado em todo o território nacional, seja insular ou continental e que mistura várias carnes com vegetais -, mas que nos Açores é feito de uma forma muito especial: são preparados em caldeiras vulcânicas. E para isso, é preciso ir ao Vale das Furnas, na ilha de S. Miguel.
Os ingredientes são cozinhados lentamente em panelas enterradas no solo aproveitando o calor proveniente da atividade vulcânica, sendo que, normalmente, demora cerca de seis horas até estar pronto a ir para a mesa – e não se esqueça de fazer reserva para garantir o seu prato.
É um prato pesado, mas que nenhum português que se preze dispensa. Há vários locais onde pode provar este prato. O Restaurante Tony’s é um deles. Ali, o cozido leva normalmente ingredientes como repolho branco, batata branca, batata-doce, inhame, cenoura, couve verde, carnes de vaca e de porco, orelhas, chispe, entremeada, carne de frango, enchidos de morcela preta regional e chouriço típico picante.
O restaurante Tony’ tem como proprietário António José, que foi taxista durante catorze anos até que, em 1984 comprou o espaço em sociedade com um amigo de longa data, António Morgado (daí o restaurante chamar-se Tony’s, por serem dois “Antónios” os fundadores).
LARGO DO TEATRO
FURNAS
S. MIGUEL
WWW.RESTAURANTETONYS.PT
DOCES REGIONAIS A COLMEIA
Para quem é apreciador de doces, poderá encontrar uma vasta oferta de especialidades locais. Por exemplo, existem os bolos lêvedos, um doce tradicional das Furnas e que seriam a base da alimentação dos primeiros habitantes da ilha. São feitos em base de farinha de trigo, açúcar, manteiga, fermento e leite. Podem ser comidos com compota ou manteiga, mas nada impede que os coma ao natural.
Na confeitaria A Colmeia, em Ponta Delgada, encontra muitas outras ofertas de doçaria local. Ainda recentemente, esta casa desenvolveu o doce “Esperanças”, uma criação baseada naquilo que as freiras do Convento de Nossa Senhora da Esperança chamavam “bolinhos de Esperança” e que ofereciam no final da procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres aos membros da Irmandade.
A Colmeia recuperou este segredo que poderá muito bem tornar-se um doce de alcance nacional visto que já foi premiado localmente e está entre os principais doces Portugueses.
Não deixe de visitar esta “colmeia” de doces e leve uma deliciosa memória dos Açores quando regressar a casa.
SOLMAR AVENIDA CENTER
AVENIDA INFANTE D. HENRIQUE,
LOJA 20
PONTA DELGADA
WWW.ACOLMEIA.COM
BIFE DE VACA RESTAURANTE DA ASSOCIAÇÃO AGRÍCOLA DE SÃO MIGUEL
Se julga que, por estar num arquipélago no meio do Atlântico, a gastronomia local é feita à base de peixe – e há muito, acredite -, talvez fique surpreendido por saber que este é também um local onde pode comer alguma da melhor carne do mundo. Olhe para a paisagem e verá que não faltam vacas e quem diz vacas, diz bifes. Um dos locais mais conceituados da restauração açoriana é o Restaurante da Associação Agrícola de São Miguel – é preciso reservar.
O bife de vaca é reconhecido pela qualidade e sabor único, aliado à arte do bem-servir. O espaço é amplo – pode levar cerca de 140 pessoas – e tem ainda uma esplanada com espaço Lounge.
O Restaurante da Associação Agrícola de São Miguel está habituado a receber clientes locais e ainda aqueles vindos de toda a parte do mundo. Acompanhe o “Bife à Associação” com os bons vinhos portugueses e as doces sobremesas locais. E se for esse o seu caso, esqueça a dieta por umas horas!
RECINTO DA FEIRA,
CAMPO DE SANTANA
RIBEIRA GRANDE
SÃO MIGUEL
WWW.RESTAURANTEAASM.COM
PEIXE E MARISCO CAIS DE ANGRA
Na marina de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, pode encontrar o restaurante Cais de Angra.
Aproveite a vista para ver os barcos que entram e saem e confirme como este é um local ideal para desfrutar de uma bebida em boa companhia. Pode ainda aproveitar para fazer uma boa refeição com o melhor que o mar dos Açores tem para oferecer. Não perca as lapas, frescas e grelhadas com molho de manteiga.
Outra das iguarias açorianas são os bifes de atum e ainda esse produto bem marítimo que são as cracas. Não sabe o que são? Peça e nunca mais se esquecerá. E por bons motivos!
MARINA DE ANGRA DO HEROÍSMO
TERCEIRA
WWW.FACEBOOK.COM/CAIS.DANGRA
GIN BAR PETER CAFÉ SPORT
Nenhum guia dos Açores estaria completo sem a menção a um dos mais famosos bares do mundo, o Peter Café Sport, localizado no centro histórico da Horta, na ilha do Faial. Este é um espaço com mais de 100 anos de história. Após a Primeira Guerra Mundial, em 1918, Henrique Lourenço Ávila Azevedo, um apaixonado pelo desporto, pegou no bazar da família e alterou o nome para “Café Sport”.
O espaço era o poiso ideal para os velejadores e tripulação dos barcos que cruzavam o oceano e faziam ali escala. E foi assim que nasceu depois o nome “Peter”. O oficial-chefe do serviço de munições e manutenção do “HMS Lusitania II”, da Royal Navy, achava que o filho de Henrique, José Azevedo, era muito parecido com o seu filho Peter. E cada vez que lá passava, era por esse nome que tratava José. E o nome pegou e assim ficaria conhecido para o resto da vida. Hoje, é o seu filho, José Henrique Azevedo, que conduz o negócio na rua que tem o nome de seu pai, falecido em 2005.
Famoso pelo seu gin, pode ainda apreciar o Museu de Scrimshaw – imagens gravadas em marfim de cachalotes -, inaugurado em 1986, e que possui uma das mais consideráveis coleções particulares de Scrimshaw no mundo. Ir à Horta e não passar no Peter, é o mesmo que não ir à Horta.
RUA JOSÉ AZEVEDO (PETER),
Nº 9 HORTA,
ILHA DO FAIAL
WWW.PETERCAFESPORT.COM