12 dicas para fazer a sua mala de viagem

Fazer a mala de viagem pode ser um verdadeiro quebra cabeças. Desde levar tudo o que é realmente útil e necessário, até fazer com que tudo caiba na mala e fique devidamente acondicionado, muitos são os desafios com que nos deparamos ao fazer a mala para uma viagem.

Se para algumas pessoas o ato de fazer a mala é uma rotina simples, para outras pessoas algumas dicas práticas podem fazer a diferença entre levar alguns minutos ou muitas horas a fazer a mala.

Aqui ficam os nossos conselhos para fazer a sua mala com calma e descontração, e aproveitar as suas férias da melhor forma, logo desde o inicio:

1 – Faça uma lista de todos os itens de que vai precisar para a sua viagem. Assim garante que não esquece nada verdadeiramente importante e, por outro lado, que não leva nada desnecessário na mala. Esta lista será usada, no fim da viagem, para garantir que não se esquece de nada. Este planeamento pode poupar-lhe muito tempo mais tarde.

2 – Dê preferência a roupa prática e versátil, sem estampados, que combine facilmente com outras peças. Leve três partes de cima diferentes para cada parte de baixo, aproveitando para fazer vários conjuntos com menos roupa.
Pode sempre levar um vestido e uns sapatos mais bonitos para uma ocasião especial mas o resto da roupa deve ser confortável e simples.

3 – Leve todos os cabos elétricos juntos e bem arrumados numa única bolsa. Não há nada mais incómodo do que procurar um carregador de telemóvel numa pilha de roupa.

4 – Evite ao máximo levar coisas a mais. Tente saber como vai estar o tempo no destino das suas férias para ter uma noção clara do tipo de roupa que deve levar. Se possível, compre os produtos de higiene no destino, assim poupa espaço na mala e evita as situações desagradáveis em que os líquidos vazam para dentro da mala.
Tente saber se, no alojamento onde vai ficar, fornecem toalhas de praia e outras facilidades que evitem que tenha que levar coisas de casa.

5 – Coloque os objetos mais pesados e as roupas que se amarrotam menos na parte de baixo da mala e as mais leves e frágeis por cima.

6 – Se possível enrole a roupa em pequenos rolos (principalmente calças, vestidos e t-shirts de algodão). Este método deixa a roupa menos amarrotada e permite um melhor aproveitamento do espaço da mala.

7 – Coloque os objetos de higiene em várias bolsas. Pode, por exemplo, dividir produtos de banho, produto de maquilhagem, produtos para as crianças e medicamentos. Se estes produtos estiverem divididos serão muito mais fáceis de arrumar.

8 – Use sacos de vácuo para guardar a roupa, principalmente a roupa mais volumosa como camisolas e casacos de inverno. Vai conseguir ganhar muito espaço com este sistema.

9 – Leve os objetos de valor, uma muda de roupa, roupa interior, documentos e os produtos de higiene mais importantes na mala de cabine.

10 – Normalmente as malas vêm das férias mais cheias do que foram por isso reserve espaço na mala para as compras.

11 – Coloque etiquetas com o seu nome e contacto telefónico na bagagem.

12 – Pese a bagagem antes de sair de casa para ter a certeza de que não ultrapassa o peso permitido pela companhia aérea quer para a bagagem de mão, quer para a bagagem de porão.