Toronto, cidade de contrastes

A maior cidade do Canadá, e a mais rica culturalmente, oferece aos turistas razões de sobra para uma viagem inesquecível.

Toronto tem à disposição do turista um cardápio cultural diversificado, com os museus em lugar de destaque. O Royal Ontario Museum é um dos mais prestigiados. Para além das muitas atrações que oferece, tem agora um novo dinossauro, o Wendiceratope Pinhornensis, que deve o seu nome a Wendy Sloboda. Foi encontrado na reserva natural de Pinhorn, na província de Alberta. A par do famoso T.Rex, Wendiceratope, constitui uma das muitas razões para visitar o Royal.

4212-sim

Este museu é também ponto de passagem para exposições de criadores de todo o mundo, como Dale Chihuly, o mais conceituado artista vidreiro da atualidade. E acolhe a maior coleção de artefactos arquitetónicos chineses existentes fora da China. Permitindo ainda ao visitante apreciar meteoritos, pedras, minerais preciosos. Ou aventurar-se em cavernas de morcegos.

Outra das atrações de Toronto são os sapatos. Do Ártico a Hollywood, passando pel
o 10 da Downing Street, em Toronto é possível perceber que há uma história para cada sapato. No Bata Shoe Museum pode encontrar tudo sobre sapatos e a sua importância através dos tempos. Até se pode ver um par de botas de Winston Churchill em estilo português. Hollywood tem também a sua ala, onde é possível admirar os sapatos de Jimmy Stewart, Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor. Ou de John Lennon, Elton John e Madonna.

0492-sim

Na maior cidade do Canadá, a oferta turística ao ar livre é assinalável. As Toronto Islands aguardam o visitante de braços abertos. Para além de disporem de aeroporto e de acolherem uma pequena comunidade residencial, são particularmente dotadas para a prática de desportos náuticos e têm diversas praias distinguidas com bandeira azul. Um parque de diversões e um pequeno zoológico oferecem momentos de lazer para crianças e famílias.

Outro local a não perder é o Kensington Market. Um bairro multicultural vibrante e um dos mais antigos da cidade. Foi aqui que judeus, portugueses, italianos, entre outros, seguindo os imigrantes irlandeses e escoceses, instalaram o seu comércio e as suas tradições. Hoje, a zona é património histórico reconhecido nacionalmente.

blog_yyz_mosaico_750_jan2017_jpg

Em Toronto tudo é possível: um encontro inesperado com um T. Rex, um café na companhia de uma múmia egípcia ou ainda a presença etérea do fantasma do faroleiro J. P. Radelmueller. Mas também um olhar intimista ao calçado de Marlyn Monroe ou às meias de seda de Napoleão Bonaparte.

Após a Segunda Guerra Mundial, a maioria da população judaica muda-se do Kensington Market para o norte da cidade. A partir dos anos 50, o bairro recebe um grande número de açorianos. Mais tarde, e com a chegada de imigrantes do Caribe e leste da Ásia, o rosto de Kensington muda outra vez.

Onde comer

A comida vegetariana ocupa um lugar muito especial no coração de Toronto. Numa visita ao Kensington Market, o Urban Herbivore pode ser uma escolha. As suas saladas, pastas, sandes e sumos frescos são conceituados. O estabelecimento fica mesmo ao lado de uma das melhores pastelarias da cidade: Wanda’s Pie In The Sky.
Urban Herbivoro
Kensington Market
64 Oxford Street
Tel. (416) 927 1231
herbivore.to

Wanda’s Pie in The Sky
287 Augusta Ave,
Tel. (416) 236-7585
wandaspieinthesky.com
_____________________________________________________
Fring’s
455 King St W
Tel. (416) 979-9696
fringsrestaurant.com
________________________________________________________

Onde dormir

Mesmo em frente à estação de comboios, fica o Fairmont Royal York, um dos mais luxuosos hotéis de Toronto. Entre muitos do seus ilustres hóspedes, um dos mais relevantes foi a Rainha Isabel II.

Fairmont Royal York
100 Front St W
Tel. (416) 368-2511
Website: fairmont.com/royal-york-toronto/
________________________________________________________
DoubleTree by Hilton
108 Chestnut St
Tel. (416) 977-5000
Website: doubletree3.hilton.com
_________________________________________________________________
Le Germain Hotel
30 Mercer St, Toronto, ON M5V 1H3
Tel. +1 866-345-9501
Website:legermainhotels.com/en/torontomercer/

Texto de Humberta Araújo