Onde apanhar sol e relaxar no verão em Paris

Há muito para ver e fazer em Paris, especialmente no verão, época alta do turismo nesta cidade, onde os principais monumentos e marcos são alvo da maior parte das atenções. Contudo, porque o tempo de verão em Paris a isso convida, pode juntar o útil ao agradável e relaxar e tomar banhos de sol como um parisiense, aproveitando também para fazer uma pausa da agitação das principais atrações.  

Por isso, se lhe apetece apanhar cor e encher-se de vitamina D, propomos-lhe alguns dos melhores locais para trabalhar para o bronze em Paris!  

Alguns destes locais estão equipados com espreguiçadeiras, enquanto outros exigem que traga a sua própria toalha para se deitar confortavelmente na relva. Seja como for, não se esqueça do protetor solar, algo para se manter hidratado e aproveitar!

Paris-Plages em Paris  

Pode não ser o mesmo que umas verdadeiras férias na praia, mas, todos os verões, a cidade de Paris faz o seu melhor para tornar o tempo passado nas margens do rio num retiro à beira-mar, instalando praias artificiais ao longo das margens do Sena e ao longo do Bassin de la Villette, no nordeste da cidade.  

A construção é elaborada com enormes quantidades de areia de praia e relva artificial e com a colocação de espreguiçadeiras, cadeiras e guarda-sóis em todo o espaço. Há também atividades para toda a família, mesas de piquenique, bares e quiosques que lhe permitem passar todo o dia junto à água, ou o serão, a ler um livro numa das espreguiçadeiras ou a desfrutar, com os pés na areia, de um aperitivo com os amigos.  

Não é permitido nadar no Sena, pelo que terá de se contentar em bronzear-se na margem. No entanto, é possível nadar na Bassin de la Villette.  

O Baignade Bassin de la Villette é composto por 4 piscinas: uma piscina de 1,20 metros de profundidade, uma piscina de 2 metros de profundidade e 2 piscinas infantis com 40 cm de profundidade.  

A utilização das instalações é totalmente gratuita.

O Campo de Marte (Champ de Mars)

A relva verdejante que se estende a partir da Torre Eiffel é um sonho para quem gosta de se estirar ao comprido. Sendo a principal atração turística da cidade, os terrenos do Champ de Mars são mantidos num estado de perfeição contínua; mesmo no inverno, esta relva é mais confortável do que a maioria das cadeiras dos cafés parisienses que se alinham nas ruas.

É permitido apanhar banhos de sol no Champ de Mars. De facto, em determinados dias de sol, é difícil encontrar espaços para se sentar entre os banhistas.

Traga a sua toalha ou manta, bebidas frescas, snacks e um livro para ler. Tente evitar ser o banhista que precisa de tocar a sua própria música enquanto está sentado num espaço público; o Champ de Mars já terá alguns nas proximidades, contribuindo para a poluição sonora geral.

Normalmente, há vendedores independentes que se deslocam ao local com água fresca e outras iguarias para comprar. Se necessário, há muitos cafés e restaurantes (e gelatarias) nos bairros vizinhos, a uma curta distância a pé.  

Horário: Aberto 24 horas

Localização: Allée Adrienne Lecouvreur 2, 75007 Paris

Canal Saint Martin  

Fazer piqueniques nas margens do Canal Saint Martin é um passatempo que teve origem nas margens do Sena. Sobretudo aos fins de semana, é possível ver muitas famílias ou casais acomodados nas margens do canal a fazer um piquenique.  

Um dia junto à água é sempre um bom dia, e uma vez que Paris não tem praias, o canal proporciona um espaço bonito e relaxante. Infelizmente, nadar no canal não é permitido.

Il Cottage  

O Il Cottage é um conceito fantástico de rooftop no extremo oeste da cidade, entre o Arco do Triunfo e o Bois de Boulogne. Estando afastado do centro de Paris, há muitos lugares nesta parte da cidade com espaço suficiente para trabalhar o bronzeado.  

O Il Cottage é um terraço no primeiro andar, com 700 m², que inclui um bar, um restaurante e um espaço inteiramente dedicado ao bronzeamento. O seu conceito era criar um espaço urbano de lazer na cidade onde se pudesse simular uma vida de ilha/praia, apesar da falta de água.  

O terraço dispõe de filas de espreguiçadeiras e cadeiras reclináveis e oferece um serviço de coquetéis durante todo o dia. Até dispõe de vários chapéus de sol que os banhistas podem utilizar enquanto estão sentados no exterior.  

O restaurante e o bar são cobertos e oferecem um abrigo convidativo do calor abrasador quando é altura de se refrescar. O Il Cottage é também famoso pelas suas pizas.  

Horário de funcionamento: De segunda a domingo, das 12h às 00h

Localização: Boulevard Lannes 1, 75116 Paris

Jardim das Tulherias  

O Jardim das Tulherias é um refúgio no 1.º arrondissement, com uma bela paisagem e localização perfeita, entre o Museu do Louvre e a Place de la Concorde. É um parque público onde centenas de parisienses e turistas podem passear pelos seus caminhos e pela sua principal avenida arborizada com as suas muitas esculturas, rodeada por edifícios típicos parisienses, apanhar sol e afastar-se da vida agitada da cidade.  

No verão, a maioria das pessoas visita estes jardins com a intenção de se bronzear algures nos relvados, mas normalmente ficam agradavelmente surpreendidas ao encontrar cadeiras situadas mesmo junto ao lago. Estas não são reclináveis, mas se conseguir juntar duas, sendo uma para colocar os pés, conseguirá obter a coisa mais parecida com uma espreguiçadeira.  

Existem diversos lagos e lagoas ao longo dos jardins. O maior e principal situa-se a oeste do jardim, perto do Museu da Orangerie. É aqui que se encontra o maior número de lugares sentados. Convém chegar cedo em dias particularmente quentes para garantir um lugar.  

A entrada nas Tuileries é totalmente gratuita e o espaço permanece aberto diariamente até às 21 horas.  

Horário: De segunda a domingo, das 7h às 21h

Localização: Place de la Concorde, 75001 Paris

Jardin du Luxembourg  

O Jardim do Luxemburgo é uma das atrações mais deslumbrantes de Paris, tanto para os habitantes locais como para os turistas. Aqui, os visitantes podem encontrar um lugar ideal para descansar depois de um longo dia a explorar a cidade. O parque alberga vários bancos de metal rodeados por numerosas estátuas e esculturas, um local perfeito para relaxar e desfrutar de um pouco de ar fresco.   

Repleto de flores e árvores cuja sombra é muito apreciada durante os meses mais quentes do ano, os visitantes podem também jogar ténis ou petanca, fazer um pequeno curso de silvicultura ou iniciar-se na apicultura graças às colmeias de abelhas que se encontram no jardim.  

Os mais novos podem alugar pequenos barcos à vela de madeira no lago dos patos e conduzi-los na água com um pau, como se fazia no início do século XX. No parque, as crianças podem também assistir a vários espetáculos de marionetas ou passear de pónei.

Horário: De segunda a domingo, das 8h às 21h

Localização: Rue de Vaugirard 19, 75006 Paris

Bosque de Boulogne  


O Bois de Boulogne é o maior parque público de toda a cidade de Paris, com uma superfície de 846 hectares (8,4 km²), possuindo um tamanho muito superior ao do Central Park de Nova York ou ao do Hyde Park em Londres. Por isso, como se pode imaginar, todo este espaço é adequado para se bronzear e oferece algo que a maioria dos outros parques parisienses não oferece… privacidade. Com a sua dimensão, o Bois de Boulogne é composto por diversas áreas diferentes, colinas e reservas naturais. Há áreas principais sempre com muita gente, mas, se procurar um pouco mais para o interior, encontrará terrenos mais recônditos, isolados e relvados secretos onde se pode estar mais à vontade.  

Este é um lugar onde se pode ficar durante uma grande parte do dia. Não se esqueça de levar consigo tudo o que possa precisar enquanto estiver aqui: livros, toalhas, bebidas, etc. Há alguns vendedores de água e de crepes à volta do recinto e um pequeno café perto da entrada.  

Considere também alugar um dos barcos no lago por algumas horas! Este é um ótimo local para se bronzear e pode colocar os pés fora do barco para se refrescar.  

Horário de funcionamento: Aberto 24 horas

Localização: A oeste de Paris, no 16.º arrondissement

Bosque de Vincennes  

Na fronteira do 12.º arrondissement, este parque tem uma floresta, um castelo, um jardim zoológico e muitas extensões de relva onde se pode estar deitado à vontade.  

Também no Bosque de Vincennes, o Chalet du Lac revela uma esplanada invulgar. Imagine uma praia de areia em pleno Bosque, onde pode apanhar sol enquanto toma uma bebida e saboreia pratos gourmet: a Beach Parisienne do Chalet du Lac.  

Trata-se de uma praia de 1000 m² no Bois de Vincennes, com espreguiçadeiras e camas, um nebulizador, um duche, matraquilhos, música e muita, muita comida gourmet. É o local ideal para desfrutar de um aperitivo com os pés na areia. Apresenta ainda um bangaló de praia que alberga o restaurante Lia, com as suas especialidades israelo-libanesas, bem como um bar de coquetéis e uma churrasqueira. Pode saborear estas iguarias numa mesa na esplanada ou nas espreguiçadeiras. A maneira perfeita de passar uma tarde relaxante.  

Localização: Route de la Pyramide, 75012 Paris

Deixe o seu comentário | Leave a reply