
E porque estar parado não faz a diferença, juntámo-nos à IATA (International Air Transport Association) e às Nações Unidas na campanha #CombataAPoluiçãoPlástica, criada a propósito do tema deste ano do Dia Mundial do Ambiente: “soluções para a poluição plástica”.
Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, metade das quais de uso único. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabam em lagos, rios e mares. Atualmente, o plástico sobrecarrega os aterros sanitários, é deitado nos oceanos e é queimado, tornando-se numa das mais graves ameaças ao planeta.
Existe ainda um risco menos conhecido: os microplásticos que estão já presentes na cadeia alimentar, na água que bebemos e até mesmo no ar que respiramos. Segundo algumas estimativas, as pessoas consomem mais de 50.000 partículas de plástico por ano. Muitos produtos plásticos contêm aditivos perigosos, o que pode representar uma ameaça à saúde.
Esta campanha está alinhada com os nossos valores de sustentabilidade e responsabilidade ambiental e tem por objetivo alertar e encorajar a tomada de ação, no que diz respeito às problemáticas ambientais, envolvendo governos, empresas, cidades, organizações comunitárias e cidadãos individuais.
E se é verdade que não temos culpa de tudo o que ameaça o meio ambiente e que temos a sorte de estar bem melhor do que em outras partes do mundo, é nossa responsabilidade enquanto empresa, e enquanto indivíduos, sensibilizar para a necessidade urgente de sermos todos agentes de mudança e guardiões da natureza. Dar o exemplo antes que o nosso paraíso deixe de o ser, atuar de forma sustentável na nossa atividade diária e nos destinos para onde operámos ou associarmo-nos a iniciativas de âmbito regional, nacional e internacional, como desta, pode fazer a diferença no mundo.
Todos juntos podemos fazer com que a poluição plástica seja história.