Festeje os Santos Populares em Lisboa e no Porto

Ainda vai a tempo de planear a sua viagem connosco até Lisboa ou até ao Porto para festejar os Santos Populares!

Estas animadas festas, em que as pessoas saem para comer, beber e divertir-se nas ruas decoradas com arcos, balões coloridos e manjericos, começam no Dia de Santo António, prosseguindo pelo Dia de São João e terminando no Dia de São Pedro.

É impossível estar de cara fechada nestes dias. As ruas enchem-se de animação, música e cor. Em Lisboa, as marchas populares de cada bairro desfilam pela Avenida da Liberdade em direção ao Rossio. Mas a enchente e a animação não são menores em Alfama, na Graça, Bica, Mouraria ou Madragoa. Nos largos e vielas medievais, come-se caldo verde e sardinha assada, canta-se e dança-se pela noite dentro. Outro ponto alto é a procissão de Santo António, que sai da sua igreja, situada em Alfama, e as noivas de Santo António, que se tornaram uma referência incontornável na tradição popular de Lisboa.

Na cidade do Porto, festeja-se grandemente o São João, com arraiais que incluem concertos de diversos cantores populares, cabrito assado e, mais recentemente, grelhados de carnes e também sardinhas. A festa prolonga-se pela noite com os mais resistentes, normalmente os mais jovens, que percorrem toda a marginal, desde a Ribeira até à Foz do Douro, onde terminam a noite na praia, aguardando o nascer do sol.

Uma das tradições mais peculiares do São João do Porto são os alhos-porros e os martelos de plástico usados para bater diretamente nas cabeças de quem passa.

Viaje connosco e divirta-se! Como se costuma dizer: “nestes dias, todos os santos ajudam!”

Deixe o seu comentário | Leave a reply