NO INTERIOR DE PORTUGAL CONTINENTAL EXISTE UM TERRITÓRIO PARA O ENCONTRO ENTRE A NATUREZA E A CULTURA QUE CONVÉM CONHECER. AS ALDEIAS DO XISTO SÃO A NOSSA DICA EXTRA E, QUANDO AS DESCOBRIR, VAI PERCEBER BEM PORQUÊ.
À DESCOBERTA DO INTERIOR
Como dica extra, resolvemos “levar” o leitor até ao interior do território continental português de modo a descobrir algo que, tal como o arquipélago dos Açores, poderá ser também ao gosto do viajante que procura territórios mais naturais e longe dos espaços urbanos. Aqui não se vai desiludir.
Estamos a falar das Aldeias do Xisto, uma área central e interior de Portugal, divididas em quatro espaços territoriais, perfazendo um total de 27 aldeias localizadas entre a Serra do Açor, Serra da Lousã, Zêzere e Tejo-Ocreza.






Apesar do território ser predominantemente xistoso, dando origem ao nome da área, impera também a diversidade de elementos. O visitante mais exigente vai conseguir encontrar nesta viagem aquela aliança entre a natureza e a cultura local. Pode contar com alojamentos de qualidade, assim como uma gastronomia regional e variada.
A região privilegia a ligação à floresta e à água e, como se trata igualmente de uma área montanhosa, é possível disfrutar dos espaços naturais, envolvendo-se numa experiência de profunda comunhão com a natureza. Houve o cuidado com a preservação do património, com a reconstrução das casas e ainda a criação de infraestruturas e serviços, possibilitando o usufruto do turismo de natureza e cultural.
Também o desporto está pensado para todos: amadores, atletas profissionais e pessoas com necessidades especiais podem ambicionar a atividades de BTT, trailrunning, canoagem e escalada, ou apenas um relaxante passeio pedestre destinado a testar os limites físicos e técnicos. Haverá sempre um trilho adequado e serviços de apoio especializados feito ao gosto do visitante. Por isso, não deixe de aproveitar esta nossa dica extra!
Para ler todos os conteúdos da edição número 13 da nossa revista de bordo Azorean Spirit clique aqui.