Dica extra – Aldeias do Xisto

NO INTERIOR DE PORTUGAL CONTINENTAL EXISTE UM TERRITÓRIO PARA O ENCONTRO ENTRE A NATUREZA E A CULTURA QUE CONVÉM CONHECER. AS ALDEIAS DO XISTO SÃO A NOSSA DICA EXTRA E, QUANDO AS DESCOBRIR, VAI PERCEBER BEM PORQUÊ.

À DESCOBERTA DO INTERIOR

Como dica extra, resolvemos “levar” o leitor até ao interior do território continental português de modo a descobrir algo que, tal como o arquipélago dos Açores, poderá ser também ao gosto do viajante que procura territórios mais naturais e longe dos espaços urbanos. Aqui não se vai desiludir.

Estamos a falar das Aldeias do Xisto, uma área central e interior de Portugal, divididas em quatro espaços territoriais, perfazendo um total de 27 aldeias localizadas entre a Serra do Açor, Serra da Lousã, Zêzere e Tejo-Ocreza.

Apesar do território ser predominantemente xistoso, dando origem ao nome da área, impera também a diversidade de elementos. O visitante mais exigente vai conseguir encontrar nesta viagem aquela aliança entre a natureza e a cultura local. Pode contar com alojamentos de qualidade, assim como uma gastronomia regional e variada.

A região privilegia a ligação à floresta e à água e, como se trata igualmente de uma área montanhosa, é possível disfrutar dos espaços naturais, envolvendo-se numa experiência de profunda comunhão com a natureza. Houve o cuidado com a preservação do património, com a reconstrução das casas e ainda a criação de infraestruturas e serviços, possibilitando o usufruto do turismo de natureza e cultural.

Também o desporto está pensado para todos: amadores, atletas profissionais e pessoas com necessidades especiais podem ambicionar a atividades de BTT, trailrunning, canoagem e escalada, ou apenas um relaxante passeio pedestre destinado a testar os limites físicos e técnicos. Haverá sempre um trilho adequado e serviços de apoio especializados feito ao gosto do visitante. Por isso, não deixe de aproveitar esta nossa dica extra!

http://www.aldeiasdoxisto.pt

Para ler todos os conteúdos da edição número 13 da nossa revista de bordo Azorean Spirit clique aqui.

Deixe o seu comentário | Leave a reply