Saiba tudo sobre a qualidade do ar dentro dos nossos aviões

Ter um ar limpo dentro das cabines dos nossos aviões é, desde sempre, um requisito essencial.

O ar que respira dentro de uma das nossas aeronaves satisfaz uma série de padrões muito rigorosos, sendo renovado a cada 3 minutos (mais de 20 vezes por hora) e filtrado por um sistema de reciclagem vertical de alta eficiência. O ar flui de forma vertical, sendo impelido por cima da cabeça dos passageiros e expelido por baixo dos pés, o que forma uma barreira protetora entre passageiros sentados à frente um do outro.

Este sistema utiliza filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air), idênticos aos utilizados nos blocos operatórios dos hospitais, que removem mais de 99,9% das partículas, vírus e bactérias, incluindo o novo coronavírus.

A título de curiosidade, saiba que o filtro HEPA bloqueia vírus e bactérias de até 0,01 micrômetro, sendo que o coronavírus é de 8 a 16 vezes maior, medindo de 0,08 a 0,16 micrômetro. Os microorganismos retidos por estes filtros são confinados num local cujos níveis de humidade impedem a sua sobrevivência.

Estes filtros eliminam eficazmente outros tipos de partículas que possam prejudicar passageiros e tripulantes como poeira, fungos e ácaros, garantindo que o ar é reciclado e refrescado, da mesma forma e na mesma quantidade, em toda a aeronave.

Poderá conhecer com mais pormenor a forma de funcionamento do esquema de ventilação dentro do avião, neste vídeo. (https://www.youtube.com/watch?time_continue=31&v=rcfq9a1_27I&feature=emb_title)

Para além da utilização deste sistema de filtro do ar de alta qualidade, a SATA Azores Airlines implementa uma série de outras medidas para assegurar o seu bem-estar a bordo, que pode conhecer aqui.
(https://www.azoresairlines.pt/pt-pt/voamos-juntos/novos-procedimentos)

Se tiver alguma dúvida sobre estes e outros assuntos não hesite em entrar em contacto connosco através do email socialmedia@sata.pt.

#voamosjuntos