A fobia de voo, ou aerofobia, afeta milhões de pessoas em todo mundo. O medo de andar de avião pode ser tão intenso ao ponto de afetar a qualidade de vida de algumas pessoas, privando-as de conhecer os seus destinos de sonho ou de realizar viagens de âmbito profissional. Se é uma destas pessoas, deixamos algumas dicas para uma viagem mais tranquila.
1 – Pesquise sobre o funcionamento dos aviões. Saber que a turbulência é normal ou que, perto do final do seu voo, ouvirá um barulho inerente à descida do trem de aterragem poderá diminuir substancialmente as suas preocupações. Para além disso, se consultar as estatísticas, verificará que o avião é um meio de transporte bastante mais seguro do que imagina.
2 – Fale com a tripulação. Transmita a um membro da tripulação o seu nervosismo a bordo para que este o possa ajudar sempre que necessário.
3 – Evite os lugares de janela. Se, no seu caso, o problema são as alturas, escolha um lugar de coxia para que não se sinta tentado a olhar lá para fora, focando-se ainda mais nos seus medos.
4 – Distraia-se durante o voo. Ouça uma boa música, leia um livro ou aproveite o tempo de voo para pôr o trabalho em dia. Se se mantiver entretido, verificará que o tempo passará mais depressa.
5 – Foque-se no objetivo da sua viagem. Se estiver a caminho do seu destino de férias, tenha o prazer de planear ou rever todas as atividades entusiasmantes que fará assim que lá chegar. Caso esteja a viajar profissionalmente, aproveite para adiantar trabalho ou para rever as tarefas que lhe estão incumbidas.
Se viajar nas companhias aéreas do Grupo SATA terá disponível o programa de ajuda aos passageiros que têm medo de voar, Happy Flyer.
Para mais informações acerca deste programa destinado a trazer mais conforto e felicidade aos nossos passageiros, contacte o nosso Call Center (707 22 72 82) e deixe os seus dados pessoais que entraremos em contacto consigo no mais curto espaço de tempo; ou contacte-nos via e-mail para happyflyer@sata.pt e descreva-nos a sua situação.
Bons voos na nossa companhia!