A cidade de Montreal tem a resposta para os desejos dos vários apetites dos seus visitantes. Há delícias locais que são únicas e que não consegue encontrar em mais nenhuma cidade. Fazem parte da cultura local e são ofertas seguras para os gostos mais exigentes. Venha conhecê-los.
SCHWARTZ
Foi no último dia de 1928, há quase 100 anos, que o emigrante romeno de origem judia, Reuben Schwartz, abriu no Boulevard Saint-Laurent aquela que é hoje uma das charcutarias mais antigas do Canadá, senão mesmo a mais antiga. “Schwartz” é internacionalmente reconhecida pela qualidade da carne fumada com ervas finas. Uma receita “secreta”, onde a carne é marinada durante 10 dias, atrai imensos visitantes locais e estrangeiros. Por isso, fica aqui o conselho para ir cedo ou vai certamente ficar à espera na fila. Em alternativa, sugere-se que encomende ao balcão para levar para fora. Pode depois apreciar a comida em casa ou num dos vários parques da cidade. Conta a história que o primeiro dono, e o homem que deu o nome ao estabelecimento, não era propriamente dotado para o negócio e tinha mau feitio. Foi nos anos 80, com a chegada de um novo sócio, o músico Maurice Zbriger, que esta charcutaria começou a ter um modelo de negócio mais sólido e permitiu resistir ao passar dos anos. E agora este é um espaço singular de Montreal, onde o ambiente é completamente descontraído e jovial. É como se estivéssemos num encontro onde todos são amigos, em comunhão com conversas e o ato de comer. Quem lá vai, sabe que o menu não é para vegetarianos. Por isso, já sabe ao que vai quando escolher o “Schwartz”, a charcutaria hebraica de Montreal.
3895, Boulevard Saint-Laurent, QC H2W 1X9
OLIVE ET GOURMANDO
É considerada uma proposta segura e até mesmo um espaço “clássico” de Montreal. Começou por ser uma padaria, aberta em 1997, e ainda mantém essa atividade, com a venda de pães orgânicos. Entretanto, o menu cresceu para sanduíches – quentes e frias -, e pratos mais substanciais, com opções vegetarianas que permitem maior variedade de escolha e com qualidade. Para os mais gulosos, há bolos com qualidade dita “caseira” e, segundo rezam as críticas de quem lá vai, servem uns “brownies extraordinários”. O café merece epítetos como: “sempre encorpado”, “aromático” e ainda “reconfortante”.
351, Rue Saint-Paul O., QC H2Y 2A7
BAGELS – ST-VIATEUR E FAIRMOUNT
Os bagels, aqueles pãezinhos redondos de origem polaca, podem ser encontrados em vários estabelecimentos à volta do mundo, mas garantem os locais de Montreal que os melhores são aqueles que se comem nesta cidade. E quando dizem isso, não é por estarem a demonstrar o orgulho local, mas sim porque há mesmo uma diferença: são cozidos em forno de lenha e têm pequenas variações nos ingredientes, como o ovo e o mel. E ainda de tamanho e intensidade. Não são como aqueles que, por exemplo, podemos comer em Nova Iorque – que fica a cerca de 500 quilómetros de distância. E depois, mesmo entre os bagels de Montreal, há duas casas que os fazem há várias décadas e que levantam ainda discussão sobre quais serão os melhores de Montreal. Se quiser fazer a sua própria apreciação gastronómica, prove os bagels da St. Viateur e os da Fairmount. As casas originais não ficam muito longe uma da outra e essa questão é sempre um bom pretexto para poder rechear este pão com queijo cremoso e salmão fumado e deliciar-se com esta oferta gastronómica local.
263, St-Viateur O., QC H2V 1Y1
74, Av. Fairmount O., QC H2T 2M2
MAISON CHRISTIAN FAURE
Fundada pelo prestigiado chefe pasteleiro francês, Christian Faure, a Maison Christian Faure é mais do que uma simples confeitaria, café e loja no coração da parte antiga de Montreal, na Place Royale. Estamos perante aquela que é a primeira escola internacional totalmente dedicada à pastelaria francesa no Canadá. Localizado num prédio histórico com 300 anos, que foi remodelado e equipado com equipamentos de última geração, este espaço permite ao cliente deliciar-se com lanches elaborados e a possibilidade de adquirir lembranças exclusivas. É uma doce sugestão para quem não resistir à tentação…
355, Place Royale, QC H2Y 2V
MÉLISSE
Situado entre a parte antiga de Montreal e Griffintown, temos aqui algo que é descrito como “o paraíso dos gastrónomos”. O restaurante Mélisse é um local que alia cozinha de qualidade à hospitalidade, onde os clientes são “recebidos como velhos amigos”. Seja ao pequeno-almoço, almoço, brunch, ou jantar, Mélisse serve comida gourmet saudável e nutritiva, com muito sabor e preços competitivos. Tem uma lista de vinhos com colheitas orgânicas. O Chef Bertrand Giguère explora os produtos artesanais do Quebec num menu conciso de pratos principalmente centrados na carne e que muda consoante as estações do ano. Poderá provar pratos de camarão selvagem grelhado em camadas de tomates assados no forno, costelas de porco, saladas mistas e muito mais. Uma decoração cuidada, com tetos altos e cores suaves para um cenário mais do que perfeito para, garantem, “uma experiência culinária simples, mas gratificante”.
719, Rue William, QC H3C 1N8