Bem-vindo a Boston!

Esta é a capital e cidade mais populosa do Estado de Massachusetts e 22ª cidade com mais população nos EUA. Cidade histórica, fundada pelos ingleses em 1630, é hoje um dos principais pólos educacionais dos Estados Unidos, onde se destacam a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge.

_MG_4149_34f3db35-149c-46ca-ab6b-a3cc3286d7e6

_MG_3942_12160efe-109e-4a24-b66a-dc88e6157633
Entre os seus mercados, Boston exibe ainda uma estátua de George Washington que data de 3 de julho de 1869. O escultor T .H. Bartlett considerou o trabalho como “o mais importante e melhor exemplo de decoração monumental da Nova Inglaterra”

Célebre na formação daquilo que são hoje os EUA, a cidade é conhecida pelo episódio da “Boston Tea Party”, designação da acção de protesto que ocorreu a 16 de dezembro de 1773, quando os colonos britânicos – disfarçados de índios – lançaram às águas do Porto de Boston o carregamento de chá de três navios da Companhia Britânica das Índias Orientais. A cidade atraiu depois grandes comunidades de emigrantes, sobretudo da Irlanda, dando origem, por exemplo à família Kennedy, de onde saiu, entre outros, o presidente John F. Kennedy. A comunidade portuguesa na cidade é também bastante importante, nomeadamente a originária dos Açores.

Boston entrou em declínio no início e até meados do século XX. As fábricas tornaram-se velhas e obsoletas e as empresas mudaram-se para fora da região. Mas a cidade não baixou braços e respondeu através de vários projetos de renovação urbana, sob a direção da Boston Redevelopment Authority (BRA), criada em 1957. Em 1958, a BRA iniciou um projeto para melhorar o bairro histórico de West End. Na década de 1970, a economia da cidade recuperou após 30 anos de crise económica. Vários arranha-céus foram construídos no Distrito Financeiro e em Back Bay. Este “boom” continuou em meados da década de 1980 e regressou após algumas pausas. Hospitais como o Massachusetts General Hospital, o Beth Israel Deaconess Medical Center e o Brigham and Women’s Hospital lideram o país em termos de inovação médica e atendimento ao paciente. Escolas como o Boston College, a Boston University, a Harvard Medical School, a Tufts University School of Medicine, a Northeastern University, a Massachusetts College of Art e Design, o Wentworth Institute of Technology, o Berklee College of Music e o Boston Conservatory, atraem imensos estudantes para esta zona dos EUA.

3595502840_1d5a551e75_o_e55184f9-f0ae-5102-046b63fcf3522402

Boston afirmou-se como um centro intelectual, tecnológico e político e, em 2016, a cidade chegou inclusive a apresentar uma proposta como candidata aos Jogos Olímpicos de Verão de 2024. O Comité Olímpico norte-americano – USOC – decidiu, no entanto, selecionar Los Angeles para ser o candidato americano e, em última instância, acabou depois por garantir o direito de sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2028.

_MG_4155_308615ef-df42-4388-b706-d3e6ad05d6a1

O clima

A cidade tem um clima subtropical húmido. Os verões são tipicamente quentes e húmidos, enquanto os invernos são frios e tempestuosos, com períodos ocasionais de neve pesada. A primavera e o outono são geralmente frios a suaves, com condições variadas dependendo da direção do vento. Os ventos predominantes que sopram no mar minimizam a influência do Oceano Atlântico. O mês habitualmente mais quente é julho, com uma temperatura média de 73,4 ° F (23,0 ° C). O mês mais frio é janeiro, com uma média de 29,0 ° F (-1,7 ° C). Períodos superiores a 90 ° F (32 ° C) no verão e abaixo de zero no inverno não são incomuns.

O que fazer

Boston é uma cidade cheia de vida e com muito para descobrir. E estes são alguns dos eventos que destacamos para o início de 2019.

Dia de abertura do Red Sox

A equipa local entra em campo no início de abril no estádio mais antigo da América, o Fenway Park, enquanto termina o inverno e a cidade saúda a promessa de mais uma bela primavera e verão. O Boston Red Sox, da 8ª edição da World Series Champs, teve um grande sucesso no século XXI. O “Home Opener” começa a 9 de abril contra os Toronto Blue Jays. www.redsox.com

Festival de Ciência de Cambridge

O Cambridge Science Festival, o primeiro desse tipo nos Estados Unidos e tem lugar durante o programa April School Vacation. É uma celebração que mostra a liderança em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Um evento multifacetado e multicultural a cada primavera, o Cambridge Science Festival torna a ciência acessível, interactiva e divertida! Datas: 12 a 21 de abril.

www.cambridgesciencefestival.org

Dia dos Patriotas

Comemorando as Batalhas de Lexington e Concord, o Dia dos Patriotas é um feriado estadual em Massachusetts e envolve uma série de eventos e encenações, incluindo as do Lexington Green e do Old North Bridge em Concord. O Dia dos Patriotas ocorre na terceira segunda-feira de abril, que este ano será no dia 15 de abril.

www.nps.gov

Maratona de Boston

A Maratona de Boston, a mais antiga e famosa maratona anual do mundo, remonta a 1897 e é uma tradição do Dia dos Patriotas em Boston. Passando por Hopkinton, Natick, Wellesley e Brookline – antes de culminar em Back Bay, em Boston -, a rota da Maratona de Boston inclui muitas áreas ótimas para o espectador assistir e está entre as tradições mais orgulhosas da cidade. Data: 15 de abril.

www.baa.org

ArtWeek Boston

ArtWeek Boston é uma iniciativa do Citi Performing Arts Center, cuja missão é ser um defensor da inovação sem fins lucrativos em Boston e fornecer artes e entretenimento para a comunidade maior. A ArtWeek Boston é agora um evento anual que acontece durante 10 dias e apresenta experiências inesperadas e criativas que são interativas ou oferecem acesso aos bastidores aos artistas ou ao processo criativo. Datas: 26 de abril a 5 de maio. www.artweekboston.org

Boston Calling

Boston Calling é o eclético festival que estreou em 2013 e recebeu apresentações de mais de 150 artistas, incluindo Mumford & Sons, Beck, Vampire Weekend, Jack Johnson, The Pixies, The Avett Brothers, Alabama Shakes e muito mais. Em 2017, o evento estreou em Allston no Complexo Atlético de Harvard e contou com uma programação ampliada incluindo comédia. Para o cartaz deste ano há, entre outros, Twenty One Pilots, Tame Impala e Travis Scott Datas: 24 a 26 de maio.

www.bostoncalling.com

Cambridge Arts River Festival

Seis palcos deste festival mostram música, teatro e dança locais. Mesas comunitárias, tendas de poesia e de histórias, áreas interactivas (incluindo uma homenagem ao famoso ícone Sidewalk Sam), apresentações itinerantes e o renascimento da “Peoples Sculpture Racing”, combinam-se para tornar o Cambridge Arts River Festival numa vibrante celebração das artes em Cambridge. 2019 Data: 1 de junho.

www.cambridgema.gov

Jimmy Fund Scooper Bowl

O Scooper Bowl é um evento de três dias no início de junho que prepara 20 toneladas do melhor gelado de Verão para mais de 50.000 apreciadores de todo o país. Tornado possível pelas contribuições generosas das maiores empresas da indústria sorveteira, o Scooper Bowl arrecadou mais de 4,5 milhões de dólares nos últimos 32 anos para pesquisas sobre cancro e atendimento ao paciente no mundialmente famoso Instituto de Cancro Dana-Farber. Datas: 4-6 de junho.

http://www.scooperbowl.org

Boston Pride Week

A Boston Pride Week acontece no início de junho e cria mudanças e progresso na sociedade ao abraçar a diversidade de história, cultura e identidade da comunidade, promovendo engajamento e inclusão na comunidade e buscando visibilidade e respeito na unidade. A Boston Pride produz eventos e atividades para alcançar inclusão, igualdade, respeito e consciência na Grande Boston e além. Os eventos anuais da semana do orgulho incluem a cerimônia de ascensão da bandeira, a parada do orgulho e o festival do orgulho. Pride Parade Datas: 8 de junho.

www.bostonpride.org

Dragon Boat Festival

Entre 30 a 40 equipas dos EUA e do Canadá competem, num percurso de 500 metros, com uma corrida enérgica até à linha de chegada. As equipas remam em elegantes e coloridas lanchas de dragão de 30 metros como se fosse Hong-Kong. Juntamente com as corridas de barcos de dragão, o festival também apresenta performances de várias culturas asiáticas, comida asiática e artes e ofícios representando tradições desta antiga celebração chinesa. Datas: 8 a 9 de junho.

www.bostondragonboat.org

Festas e Festivais de North End

O bairro mais antigo de Boston, o North End, recebe banquetes e procissões quase todo final de semana, começando no início de junho, indo até aos meses de verão. Os destaques incluem a Festa Madonna Della Cava, a Festa de Santo António e a Festa dos Pescadores.

www.northendfeasts.com

Saint-Anthony-Bandstand-1024x679

Se não sabe o que levar consigo, leia o nosso post O que não pode faltar na sua mala para… Boston!

Consulte os nossos voos para Boston em www.azoresairlines.pt.