Frank Monteiro

Atual vereador na Câmara Municipal de Cambridge, Ontario, o mariense Frank Monteiro foi pela terceira vez reeleito para este cargo.

Nascido numa das ilhas mais cosmopolitas dos Açores, Frank chega ao Canadá aos 14 anos e traz já consigo uma formação no âmbito da cidadania participativa. Membro da Mocidade Portuguesa, “uma instituição que foi importante para [ele], embora na altura não tivesse a consciência do significado do associativismo na organização”, Monteiro herda também uma visão mais contemporânea do mundo, pela vivência em Santa Maria no início da sua juventude.

De agente da polícia a político, Monteiro traça a sua faceta pública, em parte, devido ao padrinho, Germano Puim. “Ele era o polícia do ‘açucareiro’ e fiscalizava as entradas e saídas no aeroporto. Quanto ao uso de um uniforme, ele plantou em mim a semente que, inconscientemente, alimentei.”

No Canadá, ao contrário de muitos imigrantes, Frank é impulsionado pelos pais a prosseguir os estudos e aos 24 anos ingressa nas forças policiais de Cambridge.

Aos 67 anos, é o primeiro açoriano a integrar os quadros da Polícia em Ontário. A falta de portugueses na profissão que exerceu por 30 anos deve-se em parte, segundo diz, “ao facto de a imagem da polícia estar muito aliada à da ditadura.”

Embora já com um contingente mais alargado de agentes portugueses, “o seu número não é ainda representativo da comunidade”, lamenta.

Aquando da reforma em 2010, Monteiro envolve-se na política municipal. Esta participação ao nível do governo municipal (terceiro mandato) surge com novo desafio: incentivar a participação política das novas gerações luso-canadianas.

Texto e fotografias de Humberta Araújo