Santa Maria – A ilha do Sol

Foto 1_1140 x 450

Com uma área aproximada de 97 km e cerca de 5600 habitantes, Santa Maria foi a primeira ilha do arquipélago dos Açores a ser oficialmente descoberta, por Diogo Silves, entre 1427 e 1432.

Também conhecida por ilha do Sol, por ser a ilha mais quente do arquipélago com um clima mediterrânico e seco, Santa Maria é enfeitada por várias baías, pequenas enseadas e belas praias de areia clara e águas tépidas, tornando-se um apetecível destino de férias.

A ilha oferece ainda fantásticas paisagens, coloridas pelo amarelo, verde e ocre do solo e das culturas e o azul profundo do mar que apresenta ótimas condições para a prática de desportos como surf, windsurf, vela, mergulho e pesca desportiva de alto mar.

Incontornável é também a rica gastronomia da ilha que passa pelos frescos peixes e mariscos, uma deliciosa doçaria e excelentes vinhos e licores regionais.

Para quem gosta de unir o lazer à cultura encontra na ilha do Sol um património arquitetónico peculiar com núcleos habitacionais que fazem lembrar o Algarve e o Alentejo, de onde vieram os primeiros colonos da ilha.

Vila do Porto, capital da ilha, é a mais antiga vila açoriana e o único concelho do Açores com solos de origem sedimentar onde se podem encontrar uma grande variedade de fósseis marinhos.

Em 1944 é construído o aeroporto que, com a sua localização privilegiada entre a Europa e a América, proporciona a Santa Maria um grande valor estratégico tornando-a um ponto de escala em voos transatlânticos. Hoje em dia, o setor da aviação ainda é de uma importância inestimável para a economia mariense.

Sugerimos 10 locais a visitar em Santa Maria:

Ribeira de Maloás


Formação geológica ímpar localizada na Malbusca, resultante do contacto do mar com uma escoada lávica. É parte integrante de uma queda de água com cerca de 20 m de altura.

Baía dos Anjos

Na parte norte da ilha, onde ainda hoje se mantém a capela onde Cristóvão Colombo mandou celebrar uma missa após o seu regresso da América.

Barreiro da Faneca

É uma paisagem semi-desértica árida e argilosa de cor avermelhada, usualmente conhecida por “deserto vermelho”. É uma área de Paisagem Protegida única nos Açores, com cerca de 8.35 km2 , que inclui as Baías do Raposo, do Tagarete e da Cré.

Ilhéus das Formigas

A Reserva Natural dos Ilhéus das Formigas situa-se a 37 km a nordeste de Santa Maria e acolhe muitas espécies marinhas. É, também, um dos melhores locais de mergulho dos Açores.

Capela de Nª Srª dos Anjos

Considerado o primeiro templo destas ilhas. Aqui rezou Cristóvão Colombo na viagem de retorno da América. No interior existe um painel de azulejos e um altar tríptico, que terão pertencido a Gonçalo Velho Cabral, povoador da Ilha de Santa Maria.

Praia Formosa

Uma praia muito popular com areia branca que é incomum nos Açores.

Igreja de Nª Srª da Assunção

Dedicada à padroeira da ilha, é uma das igrejas mais antigas do arquipélago. Sofreu alterações ao longo dos séculos, fruto de pilhagens, incêndios e reconstruções, mas ainda mantém alguns elementos da estrutura primitiva.

Pedreira do Campo, do Figueiral e Prainha

A mais de 100 m de altura, pode-se observar uma parede de pillow lavas, provando que esta parte da ilha esteve, a alguns milhares de anos atrás, submersa.

Baía de São Lourenço

Em forma de anfiteatro, rodeada com vinhas cultivadas em socalcos e com praia e piscinas naturais muito concorridas na época balnear.

Farol da Maia

Poderá visitar o farol e, paralelamente, usufruir de uma vista deslumbrante.

Reserve já a sua viagem aos Açores em www.azoresairlines.pt