Museu Carlos Machado – Um Santuário de Arte e História

O Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, é o mais antigo e um dos museus mais conceituados dos Açores.

Conhecido inicialmente por Museu Açoreano, foi criado em 1876 por Carlos Maria Gomes Machado, reitor do antigo Liceu Nacional de Ponta Delgada e professor de Introdução à História Natural.

Abriu ao público a 10 de junho de 1880 com coleções de Zoologia, Botânica, Geologia e

Mineralogia, hoje consideradas históricas. Ao longo dos anos, o património do Museu foi sendo enriquecido com o contributo de vários micaelenses de prestígio intelectual e social.

Em 1890, passou a estar dependente do Município de Ponta Delgada, denominando-se, após 1914, Museu Carlos Machado, em homenagem ao seu fundador.

Em 1930 o museu surge na sua localização atual, o Convento de Santo André, que data do séc. XVI. Desde então, à sua coleção forma acrescentadas as categorias de joalharia, arte tradicional, azulejo, porcelana, pintura, entre outras.

Em 1976, o Museu Carlos Machado passou a ser tutelado pelo Governo Regional dos Açores/Direção Regional da Cultura.

171_500x750

“O Museu Carlos Machado tem como missão estudar e preservar o património e, através dele, promover e divulgar a cultura e identidade açoriana.”

Neste momento o museu é composto por 3 núcleos principais:

Núcleo de Arte Sacra

Situa-se na Igreja do Colégio dos Jesuítas, em Ponta Delgada, um monumental exemplar de arquitetura religiosa e símbolo do barroco açoriano.

341_500x750

Neste núcleo encontram-se pinturas e esculturas dos séculos XVII e XVIII, com destaque para a Coroação da Virgem, de Vasco Pereira Lusitano (1535 – 1609), pintada em Sevilha no ano de 1604, e quadros que representam passos da vida de S. Francisco Xavier, atribuídos a Bento Coelho da Silveira (1620-1708).

Núcleo de Santa Bárbara

Dedicado a exposições temporárias tem, neste momento, patente uma exposição de longa duração do escultor modernista Canto da Maya. Este artista micaelense estudou em Paris, onde ganhou o “Grand Prix de Sculpture”, em 1937.

Núcleo de Santo André

Oferece dois circuitos expositivos com descritores em português e inglês:

História Natural

A exposição deste circuito procura contextualizar a coleção de História Natural na sua época de fundação, marcada pelo pensamento naturalista e destaca diversos exemplares considerados emblemáticos e relevantes.

255_500x750

O circuito inicia-se na nova Sala do Mar e é constituído por impressionantes coleções de aves, peixes, crustáceos, mamíferos, invertebrados, rochas, minerais, plantas e répteis. Parte das coleções ainda apresentam as tabelas originais.

Memória do Convento

Aqui os visitantes são convidados a percorrer o convento, reconhecendo os lugares de

vivências religiosas como os parlatórios, o coro baixo, o coro alto, e outros, onde encontra

peças e objetos de uso das clarissas assim como outro espólio referente à vida conventual.

Contactos do Museu Carlos Machado

http://museucarlosmachado.azores.gov.pt/

Tel. 296 20 29 30/31

Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt