A321LR a chegar!

O novo Airbus A321LR vem juntar-se à família A321neo, constituindo mais um marco importante na constante evolução da frota da Azores Airlines.

Equipado com os eficientes motores CFM Leap-1, o A321LR tem uma impressionante autonomia de 7.400 km e ainda transporta, no caso da Azores Airlines, 190 passageiros – 16 em classe executiva e 174 em classe económica. A título de curiosidade, o A321LR tem mais autonomia do que qualquer outro avião de passageiros de corredor único, com um peso máximo na descolagem de 97 toneladas (comparado com as 93,5 toneladas do A321), além do acréscimo de um terceiro tanque de combustível auxiliar central.

O esquema de pintura do A321LR da Azores Airlines seguirá a temática dos A321neo, tendo a palavra “Magical” pintada em todo o comprimento da fuselagem junto com um QR code. A pintura especial destes aviões, alusiva aos Açores, faz adivinhar as maravilhas que poderão ser encontradas no arquipélago, diversas vezes eleito a nível internacional como um dos mais belos e sustentáveis destinos do mundo, pelas suas paisagens mágicas, pela sua gastronomia deliciosa ou pelas inúmeras potencialidades que o seu mar oferece, desde a observação de cetáceos à prática do surf.

Mantenha-se atento aos céus!

O Grupo SATA iniciou a renovação da frota da Azores Airlines em 2018, com a substituição da frota Airbus A310 pelos Airbus A321neo, que integram muitas inovações, tais como motores de última geração, dispositivos com asas de bordo Sharklet e melhorias de cabine que, em conjunto, oferecerão até 20% de economia de combustível até 2020.

Entre as novidades destes aviões está a aplicação que permite gerir o conteúdo multimédia que deseja ver e ouvir a bordo e, até mesmo, fazer compras. Antes de embarcar, os passageiros deverão descarregar a aplicação SATA Onboard, na Apple Store ou na Google Play. O QR code que se encontra na fuselagem do avião dá acesso a vários conteúdos dinâmicos.

Estas novas aeronaves permitem reduzir a pegada de carbono de cada passageiro em cerca de 50%, se estabelecida uma comparação com aeronaves alternativas, assim como diminuições substanciais de custo por lugar, que oscilam entre os 8 e os 21%, e um menor gasto de combustível por voo, conseguindo ganhos que vão de 16 a 21% ao nível do CO2 por quilómetro de cada passageiro.

O A321 CS-TSF, com o esquema de pintura “Breathe”, foi o primeiro A321neo a integrar a frota da Azores Airlines, a 27 de janeiro de 2018.

No dia 5 de fevereiro, realizou-se a sua cerimónia de batismo, em que recebeu o nome de “Marciano Veiga”, em homenagem ao comandante do primeiro voo comercial da SATA a 15 de junho de 1947, num Beechcraft UC-34B Expeditor de nome “Açor”.

O A321neo CS-TSG, com a palavra “Wonder” pintada em todo o comprimento da fuselagem, foi o segundo A321neo a integrar a frota da Azores Airlines, a 5 de abril de 2018.

A 15 de outubro, realizou-se o último voo do último avião da frota A310, de nome “São Miguel”, sob os comandos do Comandante Carlos Moniz e do Oficial-Piloto Luís Brito, e batizou-se o Airbus A321neo CS-TSG Wonder de “Sete Cidades”. Foram dois momentos de grande emoção, que representam a despedia de uma frota que tanto serviu a companhia ao longo de quase duas décadas, e o início de um ciclo de renovação com os novos e inovadores Airbus A321neo.