Cambridge

Percorrer as ruas da zona leste da cidade de Cambridge, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América, é fazer uma viagem pela história dos portugueses que por aqui foram fazendo casa ao longo de várias décadas de trabalho árduo, dedicação e, certamente, muita saudade.

Neste Little Portugal, onde é fácil esquecer que estamos na mesma Cambridge de Harvard ou do MIT, um olhar atento revela as marcas deixadas por estas várias gerações de Portugueses, na sua maioria dos Açores.

Ao longo da Cambridge Street há praças homenageando veteranos de guerra de origem lusa, pequeno comércio onde ainda se encontra o bacalhau seco, e clubes sociais onde convivas degustam petiscos enquanto assistem ao mais recente jogo de futebol.

Entre as casas cobertas a vinil, é fácil distinguir as portuguesas, com as suas fachadas orgulhosamente abençoadas pelo santo de eleição, os jardins mais floridos e bem-mantidos, as vinhas que perfumam e ensombram os quintais, e as velhas bandeiras já desbotadas pelo sol.

A Igreja de Santo António permanece um dos locais de reencontro, e é hoje partilhada com a comunidade brasileira, que, por conveniência linguística, por aqui também foi ficando.

Há restaurantes portugueses onde um espresso ainda se chama, simplesmente, um café, e, principalmente durante o verão, as festas religiosas e os festivais culturais continuam a pintar esta zona da cidade de verde e vermelho.

Mas é impossível não notar que esta é uma comunidade cada vez mais dissipada, geográfica e culturalmente, resultado de um mercado imobiliário inflacionado que a empurra para os subúrbios, da inevitável aculturação que tudo americaniza, até os sobrenomes, e de uma população envelhecida. Será precisa uma nova vaga migratória para renovar o passado e construir o futuro, ou conseguirão os que aqui persistem manter viva a cultura portuguesa?

A Igreja de Santo António em Cambridge é imperdível, com a sua arquitetura modernista e o monumento a Luís de Camões. A paróquia, hoje composta na sua maioria por portugueses e brasileiros, permanece ativa, promovendo vários eventos ao longo do ano.

A Parada Portuguesa de Cambridge é a manifestação cultural mais significativa. Integra o Boston Portuguese Festival, um evento anual com atividades para todos os gostos que, em 2018, foi transferido para a City Hall de Boston para acomodar a visita do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

Texto e fotos de Isidro Fagundes